UMES lamenta partida do ‘Seu Taverna’, defensor da cultura do Bixiga

 

Faleceu no último domingo (30) o Senhor Walter Taverna – o ‘Seu Taverna’, um dos principais ícones do bairro.

Dono da Cantina Conchetta, uma das mais tradicionais do bairro, ele morreu aos 88 anos de pneumonia, por volta das 21h do domingo. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, zona sul de São Paulo, e sofreu com o mal de Parkinson nos últimos anos.

A UMES lamenta a partida deste grande amigo, um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento das tradições do Bixiga, em especial às de origem ítalo-brasileiras.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Walter Taverna nasceu em 1933 em uma casa da rua 13 de Maio e foi exatamente nesta rua que construiu sua vida e contribuiu para o renome do bairro.

Foi autor de muitos feitos no Bixiga, sendo presidente Sociedade de Defesa das Tradições da Bela Vista (SODEPRO), cuja primeira ação foi levar a Festa de Nossa Senhora Achiropita de volta para às ruas.

Seu Walter também foi um dos personagens que mais lutaram pelo tombamento histórico do bairro do Bixiga, maior território de bens com valor cultural protegido no estado de São Paulo. Ele foi também um dos fundadores do Bloco Esfarrapado, em 1947, o bloco de carnaval mais antigo de São Paulo.

Em 1983 foi um dos responsáveis pelo lançamento da Feira de Antiguidades e Trocas do Bixiga, que funciona até hoje, todos os domingos, na Praça Dom Orione.

Na Praça Dom Orione ele deixou como herança o coreto, construído em 1984, que leva o nome de seu pai, Carmelo Taverna.

Batalhou também pela restauração dos Arcos do Bixiga, junto ao prefeito Jânio Quadros, em 1987 e solicitou junto às autoridades a zeladoria da Praça dos Artesãos Calabreses. 10 anos depois, fez o Super Pão para as crianças, com 560 metros.

Após a morte de Armando Puglisi, o Armandinho, Walter assumiu o Bolo do Bixiga, a enorme guloseima em homenagem à cidade de São Paulo, que entrou para o Guiness Book como o maior bolo do mundo.

Os estudantes de São Paulo desejam sinceros sentimentos de pesar a todos os amigos, familiares e a todos os moradores do Bixiga, que estão de luto.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário