Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta CINEMULHER
“Porque há o direito ao grito.
Então eu grito.”
(A Hora da Estrela, Clarice Lispector)
Em homenagem ao mês e à luta feminina por igualdade e emancipação, escolhemos cinco filmes incríveis sobre mulheres que nunca se calaram, nem nos momentos mais duros da História.
A Mostra começa sexta-feira, dia 10 de março e segue com sessões todas as sextas até dia 07 de abril!
Programação completa:
10/03 – Miss Marx (2020)
17/03 – Que Bom Te Ver Viva (1989)
24/03 – O Destacamento Vermelho de Mulheres (1960)
31/03 – A Hora da Estrela (1985)
07/04 – Clementina (2018)
A sessão começa pontualmente às 19h, a entrada é gratuita!
A retirada dos ingressos acontece uma hora antes do início do filme, diretamente na entrada do cinema.
O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica localizado na rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista em São Paulo.
Agradecimento especial à Taiga Filmes e à Dona Rosa Produções Artísticas pela cessão dos filmes “Que Bom Te Ver Viva” e “Clementina”.
OS FILMES
10/03 – Miss Marx
de Susanna Nicchiarelli, (2020), 107 min.
Em Miss Marx, acompanhamos a brilhante, inteligente, apaixonada e livre, Eleanor, a filha mais nova de Karl Marx.
Entre as primeiras mulheres a vincular feminismo e o socialismo, ela participou das lutas dos trabalhadores, dos direitos das mulheres e da abolição do trabalho infantil. Em 1883, ela conheceu Edward Aveling, iniciando uma apaixonada, porém, trágica, história de amor.
17/03 – Que Bom Te Ver Viva
de Lúcia Murat, (1989), 110 min
Quatro anos depois do golpe militar derrubou o governo brasileiro em 1964, todos os direitos civis foram suspensos e a tortura se tornou uma prática sistemática. Usando uma mistura de ficção e documentário, este filme extraordinário é um registro marcante da memória pessoal, da repressão política e da vontade de sobreviver!
Entrevistas com oito mulheres, que foram presas políticas durante a ditadura militar, são emolduradas pelas fantasias e imaginações de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache.
24/03 – O DESTACAMENTO VERMELHO DE MULHERES
de Xie Jin, (1960), 74 min.
Wu Qionghua, serva de Nanbatian (O Tirano do Sul), foge para a selva, entra no Exército Vermelho e se junta à tropa feminina que opera na Ilha de Hainan.
Baseado em episódio real da 1ª Guerra Civil Revolucionária na China (1927-37).
31/03 – A HORA DA ESTRELA
de Suzana Amaral (1985), 96 min.
Macabéa é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante. Clássico brasileiro, baseado no livro homônimo de Clarice Lispector.
07/04 – CLEMENTINA
de Ana Rieper (2018), 75 min.
Um olhar sobre a trajetória da cantora Clementina de Jesus (1901-1987). Revelada tardiamente, aos 63 anos, ela se tornou uma das maiores vozes do samba e foi considerada o elo entre a cultura brasileira e as raízes africanas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!