Prefeitura de São Paulo implantará sistema de transporte público estatal

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) informou que irá implantar na cidade um novo sistema de transporte público estatal.

A ideia, segundo ele, é ter uma frota própria de ônibus, que atuaria, num projeto experimental, em uma das oito áreas licitadas às empresas de transporte da capital.

Em encontro com a presidente Dilma Rousseff, no último dia 30, ficou acertado que a implementação do sistema contará com recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social e Econômico).

“Nós estamos imaginando a possibilidade de ter uma frota própria, do município. E, para isso, nós temos de contar com o apoio do BNDES. O fato de o município ter uma frota própria dá a ele mais grau de liberdade na negociação com as empresas. Você imagina, se você tem uma frota e por ventura uma negociação com uma empresa não sai bem, você tem como não haver solução de continuidade do serviço que está sendo prestado”, completou.

De acordo com ele, o banco deverá dispor de “alguma coisa entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões”. “Não é um valor expressivo, porque não estaríamos falando de todas as oito áreas que hoje são licitadas”, disse. Conforme o prefeito, são 15.000 ônibus rodando atualmente em São Paulo.

Para Haddad, “o BNDES está à disposição para estudar novas modalidades de apoio aos municípios, nós temos que zelar muito pela questão da transparência, porque há uma sensação na sociedade de que as contas do transporte público precisam ser mais transparentes do que são hoje'”, relatou.

 

Informações: Folha de S. Paulo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário