Chomsky: “guerra dos EUA às drogas é fraude para criminalizar os pobres”

Em vídeo conferência realizada no final de dezembro junto a estudantes do ensino básico do colégio Petroc, no condado de Devon na Inglaterra, o linguista norte-americano Noam Chomsky afirmou que “a guerra [dos EUA] contra as drogas é uma fraude, uma fraude total. Não tem nada a ver com as drogas e só resultou na criminalização dos pobres. E os pobres são em sua maioria negros e latinos”.

Em 1986, o presidente Reagan anunciou a “guerra contra as drogas”, que desde então passou a ser tema de doutrina geopolítica. Já em dezembro de 1989 os EUA invadem o primeiro país, o Panamá, sob a argumentação de combate ao narcotráfico.

Chomsky falou da importância de Martin Luther King e do movimento antirracista nos EUA e destacou que nos anos 1960-70, após o país viver um período de crescimento econômico que garantiu a esses segmentos [negros e latinos] algumas melhoras sociais. “Assim, as questões dos negros, bem como dos latinos, começaram a se chocar contra algumas barreiras dentro do país, e houve uma grande reação. Parte da reação resultou em restituir a criminalização da população negra em meados dos anos 1970, e o instrumento utilizado foi ‘combate’ às drogas”.

 

Fonte: Hora do Povo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário