cortes

A UMES sente pela perda do cineasta e roteirista Carlos Cortez.

Cortez se somou a nós anos atrás na direção do documentário Geraldo Filme e do curta metragem Seu Nenê, ambos filmes consagrados.

 

Geraldo Filme foi produzido em 1997 e conta a trajetória do notável sambista revelando as origens e peculiaridades do samba paulista. O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário, no 3° Festival Internacional de Documentários (It’s All True), o Prêmio Especial do Júri no 26° Festival de Gramado, o de Melhor Média Metragem no Festival de Cuiabá, e os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem no 10° Festival de Cinema de Brasília.

 

Já em 1998, Carlos Cortez nos brinda novamente com sua direção em Seu Nenê. Filme que apresenta as memórias do inspirador da Nenê da Vila Matilde sobre a luta pela realização de seu sonho: criar uma escola de samba na Zona Leste de São Paulo. O documentário recebeu o Prêmio Aruanda de melhor documentário e o Prêmio de Melhor Som Direto no 34° Festival de Cinema de Brasília realizado no final de novembro de 2001.

 

Carlos Cortez também foi um dos idealizadores e diretor do Instituto Querô, que leva o nome de outro filme premiado do diretor.

 

cortes

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário