Alunos ocupam 500 escolas na Grécia contra privatização do ensino

Na última segunda-feira (03) cerca de 500 escolas gregas foram ocupadas por estudantes, pais e professores em rechaço aos cortes perpetrados pelo governo na área da educação. A ação foi iniciada após uma manifestação em oposição aos cortes no orçamento para material escolar, corte de professores e alteração do atual programa educacional.

Em resposta à rejeição e manifestação popular contra os cortes, o governo grego, através do Ministro da Educação, Andreas Loverdos, afirmou apenas que irá intervir nas escolas para desocupá-las, e anunciou a solicitação de um decreto presidencial para que a justiça possa processar os milhares de jovens que estão mantendo as ocupações nas escolas.

Por sua vez professores e estudantes realizaram uma nova manifestação nacional nesta quinta feira, e pretendem intensificar a mobilização nacional como resposta a truculência do governo grego, que tem ignorado as solicitações pelo fim dos cortes, bem como manteve os estudantes sob constante ameaça de detenção, e em alguns casos submeteu estudantes a maus tratos através da ação da policia.

De acordo com as associações de pais, em diversas escolas, policiais prenderam e espancaram menores em cidades como Lamia e Jolargós. A esse respeito as associações exigem a devida investigação "para evitar que se repitam tais condutas, e que tais violações dos direitos garantidos pela constituição não se repitam".

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário