a vontade de um general

Assista ao filme “A Vontade de Um General”, de Francesco Rosi, na Mostra Permanente de Cinema Italiano da UMES!

a vontade de um general

 

Na próxima segunda-feira (14), a Mostra Permanente de Cinema Italiano apresentará o filme “A Vontade de Um General”, de Francesco Rosi. Aproveite, só na UMES você confere o melhor do cinema italiano com entrada franca!

 

Confirme sua presença no Facebook!

 

A sessão será iniciada às 19 horas no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na Rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista. Chame sua família e seus amigos, participe!

 

 

A VONTADE DE UM GENERAL (1970), DE FRANCESCO ROSI

 

SINOPSE

Durante a primeira guerra mundial, os soldados do general Leone, após conquista do território considerado estrategicamente indispensável e deixando três mil mortos, receberam a ordem de se retirarem. Em seguida, tal ordem é alterada: o território deverá ser recuperado novamente do inimigo. No entanto, os austríacos já estavam firmemente estabelecidos ali. Cansados de ser mandados ao massacre por um general tão incompetente, quanto estupidamente exaltado, parte dos soldados encenam um protesto. Como resposta, o general Leone ordena a punição deles com a dizimação. Forçados a matar ou serem mortos por homens como eles, vítimas da mesma engrenagem monstruosa, os soldados italianos, na maioria ex-agricultores, revogam sua lealdade aos poucos oficiais – como os tenentes Ottolenghi e Sassu – que julgam aquela e todas as guerras como derramamento de sangue desnecessário. Baseado no livro “Un anno sull’altipiano“ (1938) de Emilio Lussu, o filme afrontou a clareza política, as reflexões sobre o intervencionismo, a magnitude dos heróicos soldados camponeses do sul da Itália e o benefício de uma polêmica anti-autoritária e anti-guerra.

 

O DIRETOR

Nascido em Nápoles, o cineasta Francesco Rosi estudou Direito. No inicio dos anos 40 trabalhou no rádio como jornalista. Ingressou na indústria cinematográfica em 1948, foi assistente de vários cineastas, entre os quais Luchino Visconti com quem fez “La Terra Trema” (1948), “Belíssima” (1951) e “Senso” (1956). Sua carreira de diretor, marcada por obras de grande empenho social e político, começou em 1958 com “O Desafio”. Tem entre seus filmes grandes sucessos como “O Caso Mattei” (1972), “Lucky Luciano” (1973) e “Cadáveres Ilustres” (1976). Recebeu o Urso de Prata de Melhor Diretor em 1962 por “Bandido Giuliano” e o Prêmio de Ouro do 11° Festival de Moscou (1979) por “Cristo Parou em Eboli”. Em 2008 foi homenageado no Festival de Berlim com um Urso de Ouro pelo conjunto da obra.

 

Confira nossa programação completa!

 

SERVIÇO

Filme: A Vontade de Um General (1970), de Francesco Rosi

Duração: 105 minutos

Quando: 14/05 (segunda-feira)

Que horas: pontualmente às 19 horas

Quanto: entrada franca

Onde: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista (Sede Central da UMES SP)

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário