Auditório Escolar: Olha Como Ele Brilha!
Abaixo publicamos o artigo escrito pelo diretor da EE Padre Antão, Anderson José Munhoz.
Auditório Escolar: Olha Como Ele Brilha!
Ele é o bonitão de todas as escolas. Palestrantes e divulgadores chegam perguntando por ele. É o anfitrião dos mais diversos convidados. É também sempre gentil com os da casa, levando estes a uma grande interação entre si nos mais diversos momentos. Ele está presente nas escolas de anos iniciais, nas de anos finais, nas faculdades, e em tantas outras instituições de ensino. Nele, mais de uma turma de alunos consegue ficar lado a lado sem sofrer por causa de pouco espaço. Sabem de quem estou falando? Do auditório escolar, também conhecido como anfiteatro. Sim, este aconchegante espaço para alunos, professores, e convidados, que vivem momentos formidáveis em seu interior.
Quantas palestras que mudam a vida de estudantes são ministradas nesses espaços. Divulgação de cursos, ofertas de entrada no mercado de trabalho, abordagem de temas sociais por especialistas, e por aí vai. Ao observarmos tantos estudantes que, no seu contra turno de horário escolar, cursam um idioma estrangeiro ou informática, nem paramos para pensar que, muitas vezes, o primeiro passo foi dado num auditório escolar. Sim, a escola abriu as portas para um divulgador de cursos, que se valeu de tal espaço, e ali agrupou alunos de diferentes turmas, e falou a todos. E como resultado alguns se beneficiaram do que foi ali divulgado. Ao ver alguns jovens iniciando sua vida profissional, também não paramos para pensar que, muitas vezes, o incentivo aconteceu no auditório escolar, através de um indivíduo ou grupo que, utilizando aquele espaço, expôs o mercado de trabalho para vários estudantes. Sim, essas parcerias que a Escola Pública faz ou se propõe a fazer são preciosas.
A Escola Pública dispõe de muitos espaços. Todos úteis, e cumpridores de seus papéis. Temos a Sala de Informática, que coloca o aluno em contato com as novas tecnologias; mais do que isto, mostra o que é possível fazer de realmente útil com elas. Mas as novas tecnologias, por mais úteis que sejam não substituem a leitura tradicional; e aí temos a Biblioteca, a Sala de Leitura, muito procuradas pelos estudantes dos mais diversos perfis. Temos as quadras poliesportivas, que fazem a alegria da garotada (garotada de todas as idades) nas aulas de Educação Física, nos campeonatos, na Escola da Família. Temos o laboratório de Ciências, a horta, o jardim, etc. E as salas de aula… Sim, as tradicionais (mesmo que inovadas) salas de aula? Estas são as estrelas do espetáculo, são a escola por excelência. Como vemos, todos os ambientes de uma escola têm grande importância. Nas salas de aula, o professor fala, expõe, administra trabalhos e avaliações… Enfim, transmite o seu saber (e recebe saber dos alunos). Mas, voltando ao auditório escolar, é nele que às vezes são ministradas aulas por profissionais diferenciados, não vinculados à grade curricular da escola, mas nem por isto menos relevantes. São os parceiros, os que andam lado a lado com os nossos professores na tarefa de aprimorar o aluno: é o médico, que vem ensinar os primeiros socorros; é o advogado, que vem falar de direitos e deveres; é o atleta que vem contar sua história de superação; é o especialista em trânsito que vai abrir os olhos da turma sobre a direção responsável, e assim por diante. É o policial que aborda sobre drogas, é o morador antigo da região que vem contar a história do bairro… Ah, são tantos os casos, são tantos os parceiros que temos e podemos ter. E precisamos recebê-los bem… E precisamos acomodar bem os que os escutam… Para isto, temos o nosso auditório escolar! Sim, um espaço ímpar, privilegiado!
Nossa Escola Padre Antão, que existe desde 1964, tem o seu anfiteatro de longa data. Nesse meio-tempo, quantos eventos ocorreram nesse espaço. E quantos resultados! Mas nesses últimos dias ele está ganhando um aspecto novo. Sim, chegou a nossa vez. Nossos agradecimentos ao nosso Governo, aos diversos órgãos educacionais, aos professores e alunos, ao Grêmio Estudantil, à UMES, aos trabalhadores que estão pondo a mão na massa… Enfim, a todos que tiveram ou tem alguma participação nesse processo. O nosso bonitão vai ficar ainda mais bonitão. A tão esperada reforma do nosso auditório escolar foi liberada, e o espaço de mais ou menos 16m por 7m tem agora um novo brilho. No chão, piso cinza, de peças de 60 cm por 60 cm, de excelente qualidade. As paredes serão de cor grafite, na parte inferior do anfiteatro, onde fica o público, e de cor branca, na parte superior, onde ficam os ministradores. A pequena sala que dá acesso ao palco do pátio será também de cor grafite, e a última sala, paralela a esta primeira, será de cor preta. Sim, é uma sala isolada e de cor negra, que talvez no futuro venha a ser um laboratório fotográfico. É um dos projetos que temos… Que não vai acontecer no presente momento, mas que está às portas. Um laboratório fotográfico, onde muitos estudantes aprenderão a arte e a técnica da fotografia. E que formará muitos futuros fotógrafos! Uma ideia da Professora Mônica Garcia Patrício, que tem tudo para dar certo.
Na quarta semana de Agosto, teremos a Festa Literária do nosso bairro, com atividades em vários espaços da região. E nossa escola é um desses espaços… Sim, a nossa escola, que tem em seu quadro a Professora Valderina Silveira, uma das incentivadoras desse evento. E o nosso anfiteatro, já rejuvenescido, é um desses espaços. Sim, reabrindo com chave de ouro, o nosso renovado auditório escolar recebe Frederico Barbosa, renomado escritor e poeta, que compartilhará suas experiências com o público. Estão todos convidados. Para esse evento e para outros que virão. E quantos virão!!!!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!