Governo Federal não alcança metas da UNESCO para educação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) publicou o relatório Monitoramento Global da Educação para Todos, onde afirmou que o governo brasileiro atendeu apenas duas das seis metas estabelecidas para a educação no período de 2000 à 2015.

 

Entre as metas estabelecidas na Cúpula Mundial de Educação de 2000 o Brasil alcançou a Meta 2: educação primária universal, objetivo alcançado por 42% dos países; e a Meta 5: alcançar a paridade e a igualdade de gênero na educação, objetivo alcançado por 69% dos países na educação primária e 48% no ensino médio.

 

As metas da UNESCO não alcançadas pelo Brasil foram:

 

Meta 1: expandir a educação e os cuidados na primeira infância. 47% dos países alcançaram o objetivo;

 

Meta 3: garantir acesso igualitário à formação de jovens e adultos. 46% dos países alcançaram o objetivo;

 

Meta 4: Alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015. Apenas 25% dos países atingiram;

 

Meta 6: melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos.

 

As seis metas foram estabelecidas na Cúpula Mundial de Educação de 2000, realizada em Dakar, no Senegal, e deveriam ser cumpridas até o ano de 2015.

 

Dos 205 países membros da UNESCO, 115 enviaram os dados necessários para que os cálculos do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE) pudessem ser feitos. No ranking dos resultados do IDE, Cuba, que superou as seis metas, ficou na 28º posição, e foi o país com melhor colocação da América Latina. Cuba superou até mesmo os Estados Unidos, que ocupou a 36ª colocação. Os cinco melhores resultados foram para a Inglaterra, Japão, Noruega, Suíça e Finlândia, respectivamente.

 

O Brasil é um dos países que não aparece na lista por não ter enviado todas as informações necessárias para o calculo do IDE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário