MOSTRA ISRAEL PALESTINA 2-02

CAMINHOS PARA A PAZ – Mostra de Cinema Israel-Palestina

MOSTRA ISRAEL PALESTINA 2-02

 

Entre os dias 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro o Cine-Teatro “Denoy de Oliveira” receberá a “Mostra de Cinema Israel-Palestina”

***

Durante muitos anos, a filmografia dos conflitos entre palestinos e israelenses permaneceu escassa. A partir do ano 2000, uma série de obras realizadas por cineastas locais tem ganhado as telas do mundo e colecionado prêmios internacionais. Selecionamos quatro, entre as melhores, que buscam explicitar diferentes perspectivas do conflito e contribuir na construção de um caminho para a paz. 

 

Para arrematar a Mostra, teremos ao final um debate com representantes das duas comunidades: Daniel Douek, colaborador do Instituto Brasil-Israel; e Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL). 

 

PROGRAMA E FICHA TÉCNICA

29 de novembro (sexta-feira), 19h

Paradise Now

Hany Abu-Assad (2005), com Lubna Azabal, Hiam Abbass, Ali Suliman, Amer Hlehel; Palestina/França/Alemanha/Holanda; 87 min

Dois amigos de infância são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, os amigos devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

 

30 de novembro (sábado), 16h

Bubble

Eytan Fox (2006), com Ohad Knoller, Yousef Sweid, Lior Ashkenazi, Ruba Blal; Israel/França; 117 min.

Vendedor de discos, gerente de café e vendedora de cosméticos dividem apartamento em bairro descolado de Tel Aviv. O local é o símbolo da “bolha”, apelido dado à cidade. O trio leva uma vida comum, sem se preocupar com os conflitos políticos que agitam o país, até que um deles se apaixona por um palestino que conheceu após acidente em posto de controle.

 

30 de novembro (sábado), 18h15min

Limoeiro

Eram Riklis (2008), com Hiam Abbass, Rona Lipaz-Michael, Ali Suliman; Israel/França/Alemanha;106 min.

Salma é uma viúva cujo sustento vem de sua plantação de limões, localizada na linha de fronteira entre Israel e Cisjordania. Quando o Ministro de Defesa israelense se muda para a casa em frente à sua plantação, o exército israelita declara que os limoeiros ameaçam a segurança do governante e por isso devem ser arrancados. Após pedir ajuda às autoridades palestinas e não obter sucesso, Salma chega ao Tribunal Supremo Isralense com a assistência de um jovem advogado palestino. Sua determinação desperta o interesse da esposa do Ministro da Defesa e uma conexão entre as duas mulheres é criada.

 

1 de dezembro (domingo), 15h

Promessas de um novo mundo

Justine Shapiro, Carlos Bolado, B.Z. Goldberg (2001), Israel/Palestina/EUA; 106 min.

O documentário retrata a história de sete crianças palestinas e israelenses em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar, vivem em mundos completamente distintos e separados. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova perspectiva sobre o conflito israelo-palestino.

 

1 de dezembro (domingo), 17h

DEBATE

  • Daniel Douek, mestre em Letras pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e colaborador do Instituto Brasil-Israel
  • Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL)
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário