Luiz_Vieira.jpg

Cantador e compositor Luiz Vieira morre aos 91 anos

Luiz_Vieira.jpg

 

Faleceu nesta quinta-feira (16), aos 91 anos após complicações respiratórias, o cantador e compositor pernambucano Luiz Vieira, ícone da música brasileira.

 

A UMES lamenta a morte deste grande brasileiro que, na década de 90, participou do projeto UMES Cantarena no teatro de nossa sede.

 

O grande sucesso de Vieira foi a canção Paz do Meu Amor, regravada muitas vezes por grandes nomes da música brasileira. Artistas como Caetano Veloso, Rita Lee, Nara Leão e Luiz Gonzaga cantaram suas composições. Menino de Braçanã foi seu primeiro hit, gravada em 1953.

 

Ao completar 90 anos, Luiz Vieira ganhou uma homenagem em vida em 2019, quando nomes como Angela Maria, Ayrton Montarroyos, Zeca Baleiro, Maria Alcina, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Claudette Soares, Daniel e outros nomes da música brasileira gravaram suas músicas no disco “Luiz Vieira 90 anos”, gravado ao vivo durante um show em 2018.

 

Com João do Vale, compôs diversos sucessos, como “A Voz do Povo”:

 

Meu samba é a voz do povo
Se alguém gostou
Eu posso cantar de novo

 

Eu fui pedir aumento ao patrão
Fui piorar minha situação
O meu nome foi pra lista
Na mesma hora
Dos que iam ser mandados embora

 

Eu sou a flor que o vento jogou no chão
Mas ficou um galho
Pra outra flor brotar
A minha flor o vento pode levar
Mas o meu perfume fica boiando no ar

 

Luiz Rattes Vieira Filho era de Caruaru, de 1928, e já havia sido chofer de caminhão, motorista de táxi, guia de cego, engraxate e lapidário mesmo depois de fazer sua primeira composição aos 8 anos de idade e de ter cantado em circos e parques de diversão.

 

Depois de se firmar como cantor, ganhou um programa na TV Excelsior, Encontro com Luiz Vieira, em 1962, mesmo ano em que colocou Prelúdio Pra Ninar Gente Grande, conhecida como Menino Passarinho, nas paradas de sucesso. Quando era chamado de cantor, tratava logo de corrigir: cantor não, cantador.

 

Veja a participação de Luiz Vieira no programa Senhor Brasil, da TV Cultura:

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário