Capoeira na UMES – Dez anos levando esporte e cultura para a juventude
Em 2013, começamos a colocar em prática um desejo antigo, de lutar para colocar a capoeira na escola pública e resgatar a história de luta e identidade cultural de nosso povo.
No ano de 2003, foi sancionada a lei 10.639 que implica no ensino da cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, mas, a maioria das leis feitas para reparar erros do passado só funciona através de pressão popular. Com essa consciência, decidimos iniciar nossas aulas de capoeira na UMES, para conscientizar os estudantes para pressionarmos a escola (o Estado) a colocar em prática a lei 10.639.
Inicialmente as aulas eram aos domingos, depois passamos para os sábados, em seguida para o meio da semana e aos sábados e hoje temos aulas todos os dias em todos os turnos e em vários núcleos, foi uma vitória. Vitória maior ainda, foi a lei 17.566 de 2021 sancionada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que reconhece o caráter educativo e formativo da capoeira mas ainda temos muita luta pela frente, o sonho de ter a capoeira em toda a rede pública ainda não se concretizou.
Seguimos, depois de nove anos, na batalha para além de fortalecer a capoeira, resgatar a identidade de nosso povo, reconhecida pelo presidente Getúlio Vargas e devolvida as mãos do povo, depois de 48 anos no código penal, reconhecida em 2008, pelo IPHAN como patrimônio nacional, ainda hoje precisa de esforços cada vez maiores para não ser destruída pelo governo antinacional e fascista de Jair Bolsonaro.
A capoeira, forjada na luta contra a escravidão, foi instrumento de defesa dos escravos e ex-escravos contra os escravagistas e opressores, foi para a guerra do Paraguai, formando o Batalhão de Zuavos e dando sua contribuição à vitória, é resistência cultural, mas hoje é disputada pelo fascismo. Cabe a nós estudantes, patriotas, homens e mulheres, negros e brancos, tomá-la em nossas mãos e levá-la para o lugar que é seu por natureza, para a escola!!!
Fica aqui registrado o nosso convite a você que se identifica com luta de nosso povo, a fazer capoeira conosco!
Veja os dias e horários das aulas:
SEDE CENTRAL
PROFESSOR PAVIO – ADULTO
SEGUNDAS, TERÇAS E QUINTAS
Das 20h às 21h30min
PROFESSOR ROYAL – ADULTO
QUARTAS E SEXTAS
Das 20h às 21h30min
GRADUADO ISLAN – CRIANÇAS
TERÇAS E QUINTAS
Das 19h às 20h
PROFESSOR ROYAL – CRIANÇAS E ADOLESCENTES
QUARTAS E SEXTAS
Das 19h30min às 20h30min
SUBSEDE SUL
JARDIM SÃO LUIS
Rua Cornelio Zelaia 187
PROFESSOR PAVIO
MANHÃ – 10h às 11h (crianças)
TARDE – 14h às 15h (jovens e adultos)
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DCE da USP – PÚBLICO GERAL
PROFESSOR PAVIO
TERÇAS E QUINTAS
Das 12h15min às 13h15min
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!