Capoeira na UMES realiza 2° batizado e troca de cordas

 

Na segunda semana de dezembro a Capoeira na UMES realizará o seu segundo batizado e troca de cordas. A atividade será realizada em nossa sede, na rua Rui Barbosa, 323, Bixiga, das 10 às 13 horas.

 

A Capoeira na UMES é um importante projeto da entidade, pois como afirma o nosso professor-instrutor, Pavio (Fabiano Avelino), trata-se de uma luta de libertação, consolidada pela vontade do povo brasileiro em desenvolver o Brasil e torna-lo um país livre do colonialismo e imperialismo. Por isso é uma satisfação realizar mais esse batizado em meio a luta contra o fechamento de escolas em São Paulo, pois acreditamos que a capoeira estimula e inspira os estudantes a lutarem cada vez mais por seu direito a educação pública, gratuita e de qualidade.

 

O batizado será realizado em parceria com o professor Royal, do Grupo Geração Capoeira.

 

 

Quer praticar capoeira com a UMES? Venha participar de uma roda!

Quando: terças e quintas, das 14 às 15:30 horas, ou das 19:30 às 21 horas

Contato: (11) 3289-7475 – capoeira@umes.org.br

Onde: Rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista

 

 

 

O fundamento principal da Capoeira é a luta pela libertação do Brasil

 

“A capoeira nasce num momento em que os negros lutavam pela libertação. Utilizavam a Capoeira para se defender dos capitães do mato e para guerrear com as tropas que queriam invadir os Quilombos. Isso aconteceu principalmente no Quilombo dos Palmares, que foi o maior de todos os Quilombos, liderado por Zumbi, que morreu após muitas batalhas para tentar libertar o povo. E a Capoeira contínua a sua história, incorporando a luta de zumbi dos Palmares. Assim o fundamento principal da Capoeira é a luta de libertação, é a luta contra o opressor”, afirma Pavio na entrevista publicada em junho no site da UMES.

 

“Acho que não há forma diferente de explicar a importância da Capoeira se não for essa, que é resgatar a luta, a verdadeira luta da Capoeira que é a libertação do povo brasileiro. A Capoeira que ajudou os escravos, lá na época de Zumbi dos Palmares. Que ajudou o exército brasileiro na Guerra do Paraguai. E que ajudou também no desenvolvimento do samba quando os capoeiras foram linha de frente nos blocos de carnaval, durante sua proibição. Aliás, é por isso que temos carnaval aqui, por que os Capoeiras sustentaram a luta pelo carnaval, até mesmo nos confrontos contra a polícia que tentava reprimir as festividades carnavalescas”.

 

“A Capoeira está na raiz da cultura popular brasileira, junto com o samba e com outras tradições. Essa é a importância na UMES da Capoeira para os estudantes, da Capoeira nas escolas”.

 

 

“A importância do batizado, e não é só do batizado mas da Capoeira aqui na UMES é exatamente resgatar a historia da Capoeira sob o fundamento principal que é a luta pela libertação do povo”.

 

 

Confira também o poema “Mandingueiro de verdade” e como foi o nosso 1° batizado, realizado em junho

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário