Ciclo de debates apresenta “Capitães da Areia” na escola Caetano Miele

 

Nesta semana o ciclo de debates da UMES apresentou o filme “Capitães da Areia”, de Cecília Amado (2011). O filme retrata a vida de meninos de rua em Salvador com base na obra de Jorge Amado de mesmo nome, publicada em 1937, e é utilizado para introduzir a discussão sobre a redução da maioridade penal.

 

Durante o debate a temática do filme foi utilizada pela diretoria da entidade para aprofundar a discussão sobre a maioridade penal, aprovada ano passado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Medida que tira do Estado a responsabilidade pela garantia dos direitos da infância e juventude, colocando sobre os ombros dos jovens e suas famílias, sobretudo dos mais pobres, uma responsabilidade que é de toda a sociedade e por lei, até poucos meses atrás, era garantida pelo Estado.

 

Debate na escola Cidade de Hiroshima

 

Foram realizadas dezenas de sessões com o filme “Estrada para a vida”, de Nikolai Ekk (1931) e “Capitães da Areia”. O debate também aborda a questão dos cortes bilionários do governo federal e estadual contra a educação, responsáveis pela paralisação de universidades, escolas federais e até mesmo falta de merenda e fechamento de escolas e salas de aula. Política que também representa um ataque aos direitos da juventude.

 

Os debates estão sendo realizados em todas as regiões da cidade, e apenas na zona leste já foram realizadas 15 sessões com 21 turmas das escolas E. E. João Dória, E. E. Astrogildo Arruda, E. E. Livio Xavier, E. E. República do Suriname, E. E. Cidade de Hiroshima e EE Caetano Miele.

 

 

 

Debate na escola João Dória

 

Debate na escola Gustavo Barroso

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário