Cinema no Bixiga encerra atividades do ano com exibição de “O Bem Amado”

Neste sábado, 20, o Cinema no Bixiga encerra suas atividades de 2014 com a exibição de “O Bem Amado” (2010). O filme é o último de uma série de quatro filmes sobre eleições e marketing eleitoral apresentadas no CineTeatro Denoy de Oliveira. A sessão começa às 17h e a entrada é gratuita. Não haverá reprise.

O BEM AMADO


Guel Arraes (2010), com Marco Nanini, Tônico Pereira, Mateus Natchergale, Andréa Beltrão, Drica Moraes, Zezé Polessa, José Wilker, Caio Blat, BRASIL, 108 min.

Sinopse

 

Nesta adaptação da peça de Dias Gomes, a novidade introduzida por Guel Arraes está no enfoque dado ao líder da oposição, que não dá tréguas às vigarices do prefeito Odorico Paraguaçu, mas com o passar do tempo vai copiando seus métodos e se tornando cada vez mais parecido com ele, até que não reste diferença prática.
Qualquer semelhança com fatos atuais, é bom que se diga, não passa de mera coincidência.

Outras referências sobre "O Bem Amado"

Escrita por Dias Gomes, em 1962, a peça pode ser considerada uma das maiores obras do teatro brasileiro. A comédia traz à baila a história da cidade de Sucupira e centra-se na figura do prefeito Odorico Paraguaçu. O chefe do poder executivo do município elege-se com a promessa de construir um cemitério para a cidade e realiza a obra com recursos da educação, saneamento básico e coisas mais urgentes para a população. Para infelicidade do prefeito, durante dois anos ninguém morre na cidade. Deste modo, ele procura de todas as maneiras achar um cadáver, para justificar os gastos com o campo-santo.
A peça foi encenada pela primeira vez em abril de 1969, no Teatro Santa Isabel de Recife (PE), com direção e cenários de Alfredo de Oliveira. Em 1970, estreou no Rio de Janeiro, em uma montagem de Gianni Rato, com Procópio Ferreira no papel de Odorico Paraguaçu.
Exibida em 1973, "O Bem-Amado", com Paulo Gracindo no papel-título, é um marco na televisão brasileira. Foi o primeiro folhetim a mostrar personagens e histórias genuinamente brasileiras, a primeira novela nacional em cores, a primeira produção da Rede Globo exibida no exterior. Em razão do grande sucesso, "O Bem-Amado" deu origem a uma série homônima, que foi ao ar entre 1980 e 1984, com 220 episódios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário