CINEMA NO BIXIGA – Sinopse do próximo filme: A Conferência de Wannsee

No próximo sábado, 27/07, o Cinema no Bixiga apresenta o filme “A Confererência de Wannsee”. O filme inicia às 17 horas, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na Rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista. Entrada franca!

 

A CONFERÊNCIA DE WANNSEE

Frank Pierson (2001), com Kenneth Branagh, Stanley Tucci, Peter Sullivan. INGLATERRA, 96 min.

 

Sinopse

20 de Janeiro de 1942, palácio de Wannsee, sudoeste de Berlim. Sob a direção do SS-Obergruppenfuhrer Reinhard Heydrich (Chefe da Gestapo), ministros e representantes de instituições nazistas promovem uma conferência para ultimar as medidas e o plano logístico que visam concluir o processo de “expulsão dos judeus de todas as esferas da vida do povo alemão” – eufemismo para designar o seu extermínio.

As atas dessa reunião, considerada como a primeira a programar em detalhes a  “solução final”, foram encontradas intactas nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores de Reich, em 1947.

A Conferência de Wannsee foi levada às telas em duas ocasiões: “Die Wannseekonferenz” (Heinz Schirk, 1986) e “Conspiracy” (Frank Pierson, 2001).

 

Direção: Frank Pierson (1925-2012)

Frank Romer Pierson nasceu em Chapaqua, Nova Iorque, formou-se em Harvard. Iniciou sua carreira escrevendo as histórias do seriado de televisão “Have Gun – Will Travel”. Seu primeiro roteiro em cinema foi “Dívida de Sangue” (Elliot Silverstein, 1965). Em 1976, foi premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original por “Um Dia de Cão” (Sidney Lumet, 1975). Presidiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas  (2001-05). Entre os filmes que dirigiu estão: “Nasce Uma Estrela” (1976),  “Cidadão Cohn” (1992) e “Conspiracy” (2001) – que lhe rendeu um DGA (Directors Guild of America) e um BAFTA, da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão.

 

Argumento Original: Loring Mandel (1928- )

Dramaturgo e roteirista, nascido em Chicago, Loring Mandel formou-se na Universidade de Wisconsin-Madison, em 1949. Escreveu para rádio, televisão, cinema e teatro. Além de dezenas de séries de televisão, assina os argumentos cinematográficos de “No Assombroso Mundo da Lua” (Robert Altman, 1967), “Promises in the Dark” (Jerome Hellman, 1979). Recebeu um BAFTA por seu trabalho em “Conspiracy” (Frank Pierson, 2001). 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário