CINEMA NO BIXIGA – Sinopse do próximo filme: A Primeira Vitória

Neste sábado, 12/10, o Cinema no Bixiga apresenta o filme “A Primeira Vitória”. O filme inicia às 17 horas, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na Rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista. Entrada franca!

 

A PRIMEIRA VITÓRIA 

Otto Preminger (1965), com John Wayne, Kirk Douglas, Patrick O’Neal, Patricia Neal, Tom Tryon, Paula Prentiss, EUA, 165 min.

 

Sinopse

No comando de um cruzador pesado, o capitão Rockwell Torrey toma a iniciativa de realizar manobra não convencional visando livrar parte da frota estacionada em Pearl Harbour do bombardeio que a devastou. A manobra não obtém o êxito esperado, Torrey é destituído de seu comando e enfrenta uma comissão de inquérito que pode levá-lo à corte marcial. Mais tarde, porém, ele receberá uma segunda chance para provar seu valor.

Adaptado do romance “In Harm’s Way”, de James Basset, publicado em 1962, o filme apresenta através de histórias cruzadas um quadro da vida de oficiais da Marinha dos Estados Unidos, onde se incluem suas disputas internas, conflitos pessoais e familiares. 

 

Direção: Otto Preminger (1905-86)

Ludwing Otto Preminger nasceu em Wiznitz, cidade que integrava os domínios do Império Austro-Húngaro. Com 10 anos mudou-se para Viena. Formou-se em Direito, mas dedicou-se ao teatro, trabalhando com o diretor Max Reinhart, Em 1931 dirigiu seu primeiro filme, “O Grande Amor”. Embarcou para Hollywood em 1935, contratado pela Twentieth Century-Fox. Dois anos depois, demitido pelo produtor Darryl F. Zanuck, transferiu-se para os palcos da Broadway. Voltou à Fox em 1942.  A primeira indicação ao Oscar veio com “Laura” (1944), marco do filme noir. Entre suas obras estão “Passos na Noite” (1950), “O Homem do Braço de Ouro” (1955), “Joana D’Arc” (1957), “Anatomia de Um Crime” (1959), “Tempestade Sobre Washington” (1962), “A Primeira Vitória” (1965), “O Incerto Amanhã” (1967), “O Fator Humano” (1979).

Quando a luta pelos direitos civis começava a tomar vulto nos EUA, Preminger levou às telas dois musicais com elenco composto exclusivamente por atores negros “Carmen Jones” (1954) e “Porgy and Bess” (1959).

 

Argumento Original: James Bassett (1912-78)

Nascido na Califórnia, James E. Bassett Jr. estudou no College Bowdoin, formando-se em 1934. Trabalhou como repórter no The Los Angeles Times. Em 1941 alistou-se na Marinha dos Estados Unidos. Após a guerra retornou ao Times. É autor dos romances “In Harm’s Way” (1962),  “The Sky Suspended” (1968), “Commander Prince, USN” (1971).

 

Música Original: Jerry Goldsmith (1929-2004) 

O californiano Jerry Goldsmith iniciou os estudos de piano com seis anos de idade. Nos anos 50 trabalhou na CBS (Columbia Broadcasting System). Em 1962, convidado por Alfred Newman, diretor musical da Fox, escreveu a trilha de “Lonely Are The Brave”, história de Dalton Trumbo dirigida por David Miller. A música de “Freud: Além da Alma” (John Huston), realizada no mesmo ano, rendeu a Goldsmith primeira das dezessete indicações para o Oscar, que obteve ao longo da carreira de compositor em mais de 200 filmes e séries de televisão.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário