CINEMA NO BIXIGA – Sinopse do próximo filme: Casablanca
No próximo sábado (27/04), exibiremos o filme CASABLANCA. Segue abaixo a sinopse do filme e o trailer:
27/04/2013
CASABLANCA
Michael Curtiz (1942), com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henried, EUA, 102 min.
Sinopse
Durante a 2ª Guerra Mundial, Lisboa tornou-se ponto de embarque para refugiados que tentavam deixar a Europa tendo como destino o continente americano. Como nem sempre era possível fazer esse trajeto diretamente, muito fugitivos traçavam uma rota tortuosa, de Paris à Marselha, cruzando o Mediterrâneo até Oran, na Argélia, e seguindo pela costa africana até Casablanca, no Marrocos francês, onde era possível obter vistos de saída e escapar para Lisboa.
Em Casablanca, Rick Blaine é dono de uma casa noturna, o Rick’s Cafe Americain, frequentado por uma eclética clientela composta por franceses de Vichy, oficiais do 3º Reich, agentes da Gestapo e refugiados políticos. É lá que certa noite Rick reencontra o grande amor, Ilsa Lund, com quem mantivera um tórrido romance, interrompido no dia em que Paris caiu ante as tropas nazistas.
Ilsa está casada com Victor Laszlo, um líder da Resistência Checa procurado por toda a Europa pela Gestapo, e Rick terá que decidir se reata com a amada ou a ajuda a fugir com o marido para a América.
Direção: Michael Curtiz (1886-1962)
Manó Kertész Kaminer nasceu em Budapeste, na Hungria. Estudou na Universidade de Markoszy e na Academia Real de Teatro e Arte, ambas em Budapeste, onde ganhou seu diploma, em 1906. Começou a carreira de ator e diretor sob o pseudônimo de Mihály Kertész, no Teatro Nacional Húngaro, em 1912, ano em que dirigiu seu primeiro filme. Quando a 1ª. Guerra Mundial eclodiu, Curtiz serviu na artilharia do Exército Austro-Húngaro por pouco tempo, até retornar ao seu trabalho no cinema, em 1915. Em 1919 realizou a adaptação de um popular poema de Antal Farkas, o que resultou no filme “Jön Az Öcsém”, sobre um jovem que retorna ao lar, após participar da revolução húngara ocorrida naquele mesmo ano – única obra resgatada das 38 que o diretor realizou em seu país de origem.
Quando chegou aos EUA, em 1926, Kertész adotou o nome de Michael Curtiz. Lá, dirigiu cerca de 100 filmes, entre os quais figuram clássicos como “As Aventuras de Robin Hood” (1938), “Anjos de Cara Suja” (1938), “O Lobo do Mar” (1941), “Casablanca” (1942), “Passagem para Marselha” (1944), “Missão em Moscou” (1943), “The Breaking Point” (1950), “Não Somos Anjos” (1955), “Balada Sangrenta”
(1958), “As Aventuras de Huckleberry Finn” (1960). Ganhou o Oscar de Melhor Diretor com “Casablanca”, em 1944.
Argumento Original: Murray Burnett (1910-1997), Joan Alison (1902-1992)
Murray Burnett era um professor de inglês formado pela Cornell University quando, em 1938, fez uma viagem a Viena, na Áustria, para socorrer seus parentes judeus.
Quando retornou a Nova Iorque, teve a idéia de escrever uma peça antinazista. Junto com Joan Alison, a peça “Everybody Comes To Rick” contava a história do dono do
Café Americain (Rick), em Casablanca, no Marrocos.
Nenhum produtor da Brodway teve interesse de montar a peça, então os autores a venderam para a Warner Brothers por U$ 20.000. A Warner entregou a peça aos roteiristas Howard Koch, Julius J. Epstein e Philip G. Epstein, que realizaram a adaptação cinematográfica e mudaram o título para “Casablanca”.
Murray Burnett escreveu também a peça “Hickory Stick” (1944), programas para o rádio, como “True Detective Mysteries” (1944) e dirigiu duas séries para a TV, protagonizadas por Marlene Dietrich: “Cafe Istanbul” (1952) e “Time for Love” (1953).
Música Original: Max Steiner (1888-1971)
Maximilian Raoul Steiner era austríaco. Afilhado de Richard Strauss, estudou piano com Brahms e composição com Mahler. Trabalhou em Nova Iorque, a partir de 1914, como diretor musical, arranjador e maestro da Broadway. Em 1929, foi para Hollywood, onde é muitas vezes citado como o “pai da música para cinema”. Compôs centenas de trilhas, entre as quais as de “King Kong” (Merian C. Cooper, 1933), “O Delator” (John Ford, 1935), Jezebel (William Wyler,1938), “E o Vento Levou” (Victor Fleming, 1939). “Casablanca” (Michael Curtis, 1942), “Missão em Moscou” (Michael
Curtis, 1943), “Horas de Tormenta” (Herman Shumlin, 1943), “O Tesouro de Sierra Madre” (John Huston, 1948), “Rastros de Ódio” (John Ford, 1956).
Veja o trailer do filme clicando aqui!
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