Com Bolsonaro, fome entra na casa de 33 milhões de brasileiros
O governo Bolsonaro colocou o Brasil numa situação de fome e miséria. Levantamento da Rede Penssan mostra que atualmente 33,1 milhões de brasileiros estão passando fome, isto é, não estão comendo diariamente – quase o dobro do número de pessoas que viviam em situação semelhante em 2020.
Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
No primeiro levantamento, divulgado em abril de 2021, a Rede Penssan apontou que o número de brasileiros que não tinham o que comer era de 19 milhões. O aumento da fome durante o governo Bolsonaro e sua má gestão da pandemia é evidente. Em 2018, antes do governo Bolsonaro, o número de pessoas nesta situação era de 10,4 milhões.
“O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990”, destacou a rede ao divulgar o resultado de seu segundo inquérito. “A continuidade do desmonte de políticas públicas, a piora no cenário econômico, o acirramento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da Covid-19 tornaram o quadro desta segunda pesquisa ainda mais perverso”, enfatiza a Rede Penssan.
A pesquisa foi realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022 a partir de entrevistas em 12.745 domicílios das 27 unidades da federação, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
METADE DOS BRASILEIROS ESTÃO EM INSEGURANÇA ALIMENTAR
A insegurança alimentar, que mede os que vivem em situação de insegurança moderada e leve, atingia 116,8 de brasileiros no levantamento anterior, contudo, hoje esta é uma realidade para um contingente de 125,2 milhões de brasileiros. Isso corresponde a 58,7% da população do país. Na comparação com 2020, a insegurança alimentar aumentou em 7,2%. Já em relação a 2018, o avanço chega a 60%.
É inadmissível que um governo deixe seu povo nesta situação. Vamos lutar para por fim a esta política de miséria e sacrifício dos brasileiros.
FORA BOLSONARO!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!