Cortes na educação: UFRJ adia inicio das aulas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) adiou o inicio das aulas para o dia 9 de março devido greve dos prestadores de serviços terceirizados, por falta de pagamento. O calendário do Colégio de Aplicação da universidade também sofreu alterações e prevê retorno as aulas para a próxima segunda-feira (2).

 

Os funcionários terceirizados não receberam o salário de janeiro. De acordo com a assessoria da UFRJ, os pagamentos referentes ao mês de outubro e novembro foram feitos em janeiro e o de dezembro foi efetuado este mês. A reitoria da universidade afirmou em nota que enfrenta uma série de dificuldades financeiros.

 

“Em virtude do orçamento da União para 2015 não ter sido aprovado, a universidade tem recebido recursos do Governo Federal em parcelas mensais, correspondentes a apenas 1/18 do orçamento proposto para este ano. No ano passado, deixaram de ser repassados à UFRJ quase R$ 60 milhões, cerca de 20% de nosso orçamento. Assim, a reitoria tem mantido contato permanente com o Ministério da Educação (MEC), para garantir a liberação de recursos necessários a nossa universidade”, diz a nota.

 

Atualmente os serviços terceirizados dentro da universidade correspondem a cerca da metade do orçamento anual de custeio. “Qualquer alteração nos repasses para as empresas tem impacto imediato e direto sobre a rotina da universidade. Nos últimos dias, parte dos serviços de limpeza foi interrompida e, mesmo após a liberação de recursos pelo MEC, os trabalhos estão sendo retomados gradativamente”, acrescentou.

Durante o governo FHC a UFRJ enfrentou dificuldades parecidas, chegando a ter sua luz cortada devido a uma divida de R$ 5,8 milhões com a então Ligth.  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário