Deputado Fernando Capez foi indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro na Máfia da Merenda
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gianpaolo Smanio, denunciou nesta segunda-feira (15) o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na “máfia da merenda” – como ficou conhecido um esquema de venda de produtos superfaturados de coorperativas agrícolas para fornecimento de merenda em escolas estaduais de São Paulo.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa e mais 8 pessoas foram denunciados pela operação Alba Branca, deflagrada em janeiro de 2016 contra desvios no fornecimento da merenda escolar. O deputado denunciado também é procurador licenciado.
A denúncia contra Capez se refere exclusivamente ao negócio do suco de laranja na Pasta estadual. Estão entre os acusados o ex-chefe de gabinete da Educação de Alckmin, Fernando Padula – hoje coordenador do Arquivo Público do Estado -, lobistas e executivos da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (COAF), apontada como carro-chefe das fraudes.
Em 2016, Cassio Chebabi, presidente da COAF já havia dito que repassava propinas a deputados do PSDB e nisso, a CPI da Merenda foi arquivada pelos mesmos. Em todas as sessões da CPI foram marcadas com intensas mobilizações dos estudantes e com fortes repressões por parte da Assembleia Legislativa e da PM.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!