Cartaz_Branco.jpg

DOE SANGUE – SALVE VIDAS – Não deixe o coronavírus quebrar a corrente do bem

Cartaz_Branco.jpg

 

Com a epidemia de coronavírus, nosso país vive tempos difíceis. Neste momento é fundamental que reforcemos as ações de solidariedade do povo brasileiro.

Todos os dias vemos o esforço da maioria dos cidadãos para enfrentar esta dificuldade e evitar que a crise do coronavírus se converta em uma grande tragédia.  

Estamos acompanhando os esforços dos estados e municípios para garantir a infraestrutura para enfrentarmos a Covid-19, mas as necessidades são muitas. Desde as vagas em UTI, respiradores e principalmente os profissionais da saúde que não medem esforços para atender a todos.

Os estoques dos bancos de sangue estão diminuindo nessa crise, mesmo ele sendo um recurso fundamental nesse momento. Todos têm um papel importante quando o assunto é doação de sangue. Por isso, vamos dar nossa contribuição oferecendo um recurso fundamental para enfrentar esta crise. Uma só doação que você faz pode beneficiar até QUATRO vidas. Os estoques dos bancos de sangue não podem ficar vazios. 

Para isso, a UMES convoca todos os estudantes a se somarem a este esforço e participarem da CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE.

DOAR SANGUE É SEGURO – Respeitando todas as recomendações de segurança e os cuidados para evitar o contágio com o novo coronavírus, vamos fazer a nossa parte e contribuir para vencermos esta batalha.

 

Doe_Sangue_Homem.jpg

DÚVIDAS

Pedimos à Secretaria de Saúde de São Paulo para esclarecer as principais dúvidas dos estudantes sobre a doação de sangue:

 

É seguro doar sangue? Qual risco pode trazer à saúde? Corro risco de me contaminar com o coronavírus?

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Atualmente, os bancos de sangue vem disponibilizando mais salas de espera e também recebem os doadores com hora marcada para evitar aglomerações, além de oferecer máscaras aos doadores, dentre outras medidas de prevenção a contaminação. 

 

Quais as orientações de prevenção ao coronavírus recomendadas para prevenção do transporte entre a casa ao local de coleta de sangue?

O doador deve tomar os mesmos cuidados que a população em geral, ou seja, sempre lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel; evitar levar as mãos aos olhos e boca; utilizar máscara sempre manipulando a máscara pelas alças, etc.

 

Quem pode doar sangue? Qual documento deve ser apresentado?

 

Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos; (Doadores entre 16 e 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal) 
Pesar acima de 50 quilos;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação;

  • Obrigatório portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação).


Quem toma algum medicamento pode doar sangue?

Depende muito do medicamento, pois alguns não tem contra indicações para doação como paracetamol, dipirona, alguns anti-inflamatórios, etc, mas há medicamentos com diferentes tempos de inaptidão.

 

Quanto tempo existe de restrição entre ter feito uma tatuagem e doar o sangue? E no caso de piercings?

É necessário esperar um período de 12 meses para realizar a doação

 

Homossexuais podem doar sangue?

Ainda não há nota técnica sobre a liberação da doação para homossexuais, portanto, permanece a inaptidão por 12 meses para homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes (RDC 34/2014 e Portaria de Consolidação nº 5/2017);

Existe tempo útil para este sangue já coletado?

Os hemocomponentes têm diferentes tempos de validade, sendo que em média o concentrado de hemácias tem durabilidade de 35 dias, Plasma Fresco Congelado e Crioprecipitado 12 meses e a plaqueta apenas 5 dias após o sangue ser coletado.

 

 

 

Veja os pontos de coleta da campanha:

 

HOSPITAL BRIGADEIRO

 

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2651

Banco de sangue – 2º andar
Bela Vista, São Paulo/SP (a 3 quadras do metro Brigadeiro)

Segunda à sábado (exceto feriados)

Das 8:00h as 12:30h

 


HOSPITAL MUNICIPAL DR. FERNANDO MAURO P. DA ROCHA – CAMPO LIMPO

SEM AGENDAMENTO, MAS PODE SER AGENDADO!

Estrada Itapecerica, 1661 – São Paulo – Tel: 5812-1379
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriado)

 

HOSPITAL MUNICIPAL DR. CARMINO CARICCHIO – TATUAPÉ
MEDIANTE AGENDAMENTO

 Av. Celso Garcia, 4815 – Tatuapé – São Paulo  – Tel: 2942-8094 / 3394-7081

Segunda a sábado das 8h às 12h30 (exceto feriado)
Estacionamento gratuito: Rua Síria, 22 (Banco Itaú) de segunda a sexta–feira

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário