Editora lança segundo volume da coleção “Caminhos da Independência” em São Paulo, no próximo dia 19



No próximo dia 19 de março, quinta-feira, às 19 horas, será lançado na Livraria Cortez, em Perdizes, o segundo caderno da coleção “Caminhos da Independência”, iniciativa da Editora “Página 8”. Os textos da coleção abordam temas referentes ao “Nacional Desenvolvimentismo”, as suas origens, as principais teses, seu arsenal e a sua aplicação na atual conjuntura brasileira. Na ocasião será ministrada uma palestra sobre este palpitante tema, proferida pelo chefe de redação da Hora do Povo, o jornalista Carlos Lopes. A livraria fica ao lado da PUC-SP, na rua Bartira, 317.

Os artigos do segundo caderno são assinados pelo escritor e historiador, Nelson Werneck Sodré, um dos maiores intelectuais brasileiros, e integrante do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e pelo jornalista, pensador e dirigente revolucionário Cláudio Campos, fundador da Hora do Povo. O texto sobre o nacionalismo brasileiro e suas raízes históricas, do general Nelson Werneck Sodré, do segundo caderno, é a aula inaugural de 1959 do curso regular do ISEB, proferida a 12 de março daquele ano pelo general. 

No segundo artigo, Cláudio Campos aborda a discussão sobre a importância do Estado Nacional, desmascarando o farisaísmo dos que diziam – e dizem – que, com globalização neoliberal, o Estado deixaria de cumprir um papel decisivo na sociedade. No texto, “O Estado Nacional e a fraude da globalização”, Cláudio demonstra que por trás dessas “teses” anti-nacionais está a velha e esfarrapada intenção imperialista de submeter e dominar a economia dos paises periféricos para aumentar o assalto ao seu povo e às suas riquezas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário