Ensino médio em Pernambuco sobe 12 posições no Ideb e tem nota esperada para 2015

Pernambuco foi o Estado brasileiro com melhor desempenho na avaliação do ensino médio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), subindo 12 posições (para a 4ª colocação no ranking geral). Os dados foram divulgados na última sexta-feira (05) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A média nacional para o ensino médio (que era de 3,9 pontos para 2013) não foi atingida e ficou estagnada em apenas 3,7 pontos.  

O Estado não só atingiu a meta esperada para a unidade federativa (3,2 pontos) como a superou, pontuando 3,6. Esta nota era esperada para 2015 e a sua evolução em relação ao último Ideb divulgado (em 2011) foi de 16,1%.

O Governo do Estado comemorou o resultado na avaliação. "Desde 2007, fizemos um investimento maciço em educação, com a construção e a reforma das escolas da rede estadual, o pagamento de bônus aos professores que atingissem as metas pactuadas, o monitoramento das escolas e um grande Pacto Pela Educação", disse o governador João Lyra Neto. Pelas mãos do ex governador Eduardo Campos, o Estado construiu mais escolas em tempo integral do que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro juntos.

O Estado de São Paulo perdeu 0,2 pontos no Ideb de 2013, passando de 3,9 para 3,7 (abaixo da meta para o Estado, que era de 4,0 pontos).

Além de São Paulo, os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Roraima, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Sergipe, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso também pioraram.

Rio de Janeiro, Rondônia, Espírito Santo, Distrito Federal, Piauí e Paraíba melhoraram suas notas, enquanto Acre e Alagoas mantiveram suas notas anteriores.

O Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. O índice é divulgado a cada dois anos e é medido a partir de resultados em provas de português e matemática. As notas do índice vão de 0 a 10.

 

*Com informações do Portal do MEC e do Diário de Pernambuco

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário