Ensino superior privado tem 30% das vagas financiadas pelo governo
Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), última terça-feira (11), aponta que 30% das matrículas no ensino superior privado no Brasil é sustentado pelo governo.
Esta é a primeira vez desde 2005 que o MEC faz um levantamento das bolsas ativas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O estudo foi feito a pedido do Jornal Valor Econômico.
De acordo com o levantamento, dos 5,3 milhões de universitários brasileiros em instituições privadas, 1,6 milhão é beneficiado por um dos dois programas que em 2010 eram responsáveis por 11% dos alunos na rede particular de ensino superior. Em sua maioria as vagas em instituições privadas já foram vendidas ao capital estrangeiro.
Nos três primeiros anos do governo da presidente Dilma Rousseff os empréstimos ativos no Fies cresceram mais 400%. Subiram de 224 mil para 1,143 milhão. O orçamento do programa teve alta de cerca de 300% nesse período. Subiu de R$ 1,8 bilhão para R$ 7,5 bilhões, o que levou o Fies a ser responsável por 21,5% das matriculas do setor privado, uma alta de 17% em três anos. No ultimo ano do governo Lula o Fies representava 4,5% das matriculas ativas.
O Prouni permaneceu estável nos 9,5% das matriculas do setor privado, de acordo com a legislação que obriga as faculdades a reservarem até 10% das vagas a bolsistas do programa para receber o benefício.
Fonte: Hora do Povo
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!