Estudantes realizam 58 ocupações contra o fechamento de escolas

 

Quem fecha uma escola, abre uma prisão!

 

Na manhã desta quarta (18) o numero de ocupações em escolas subiu para 58. Para o presidente da UMES, Marcos Kauê, as ocupações são uma consequência da indignação da sociedade contra a medida do governo que visa fechar escolas. “As ocupações são a resposta à insistência do governo em não ouvir os estudantes e a sociedade. Eles decidiram manter sua proposta de reorganização da educação, que na verdade pretende desorganizar nossas escolas já que prevê fechar unidades escolares e ainda acabar com os ciclos [fundamental I, II ou ensino médio] de muitas outras, mesmo depois de centenas de manifestações”, disse a liderança secundarista.

 

“E isso é um crime. Fechar escola é um crime, e nós inclusive avisamos ao secretário que isso era um crime, e todo crime acompanha uma resposta de indignação. Os estudantes já estavam indignados com o fato de estudar em escolas lotadas, com baixa qualidade e sem estrutura. Mas fechar escola foi a gota d’água! Entre as escolas ocupadas, algumas estão na lista das que seriam fechadas, mas muitas foram ocupadas ou por ter algum ciclo encerrado, ou por receber alunos das escolas que seriam fechadas ou que teriam algum ciclo encerrado”.

 

“Estas ocupações são significativas e muito importantes que aconteçam cada vez mais para demonstrar que não se pode fazer uma reorganização da educação no Estado sem conversar com os estudantes, sem consultar os professores. Porque essa é a resposta, os estudantes não querem que suas escolas sejam divididas em ciclos, não temos a ilusão de que isso vai melhorar a educação ou a estrutura de nossas escolas”.

 

“Como estamos dizendo, “quem fecha uma escola, abre uma prisão”. E prisão nós não vamos aceitar, então vamos ocupar ainda mais escolas até que o seu fechamento seja revogado”.

 

 

Consulte a lista de endereços e necessidades dos estudantes em cada escola!

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário