Gasto direto da União em educação pública é 1% do PIB há 4 anos

Reportagem divulgada no portal Uol Educação revela que a União nos últimos anos investiu anualmente o equivalente a 1% do PIB.

Já nos Estados e nas cidades houve um modesto avanço nos anos mais recentes. Os governos estaduais investiam 2% do PIB diretamente em educação pública em 2009. O percentual mais recente é de 2,2%. No caso das prefeituras, a taxa subiu de 1,9% para 2,3% do PIB.

Conforme a reportagem, o governo nega que os gastos diretos federais em educação tenham estagnado. “Quando se avaliam os investimentos desagregados por esfera de governo, pode-se afirmar que os números não correspondem com a realização do dispêndio de cada uma, tendo em vista que as transferências intergovernamentais não são contabilizadas como investimento de quem se origina o recurso, mas sim de que o aplica”, explicou o MEC em carta ao senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Em resumo, a União argumenta que repassa dinheiro a Estados e a cidades, que fariam o investimento direto em educação – e fica registrado que o dinheiro foi investido nessas esferas de governo, e não pelo governo federal.

Veja na tabela abaixo os investimentos em educação pública em relação ao PIB:

 

Fonte: MEC e gabinete do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

 

Informações: UOL Educação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário