Haddad cria Conselho de Trânsito e Transporte mas, segundo decreto, somente postulantes da sociedade civil vão a voto
A Prefeitura Municipal de São Paulo publicou nesta quarta-feira – 3 de julho – decreto do prefeito da cidade Fernando Haddad criando o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. Este conselho é antiga reivindicação da sociedade paulistana que foi defendida na última reunião do Conselho da Cidade, além da revogação do aumento da tarifa, como forma de auxiliar a prefeitura a aprimorar o serviço público de transporte da cidade visando analisar a opinião da população paulistana, em especial a que se utiliza do transporte coletivo.
No entanto, na proposta, o conselho seria formado por 39 membros, sendo 13 (treze) indicados pela prefeitura, 13 (treze) representantes dos operadores dos serviços de transportes, indicados pelos respectivos segmentos e 13 (treze) representantes da sociedade civil eleitos em votação direta pela população local.
Por que a sociedade civil, que representa os milhões de usuários do sistema, deveria ir à votação e os demais segmentos têm indicações previstas no decreto? Pois, se é para ter eleição direta, que seja de todos seus representantes, para então exercitarmos plenamente a democracia.
No país, nas diferentes instâncias de poder, a experiência existente em diversos conselhos é a indicação dos seus representantes para garantir a presença de representações de segmentos socialmente comprometidos com a temática e a relevância de sua atuação na área.
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