DSCN2054

Jogos Paraolímpicos agitam E.E. Caetano Miele.

DSCN2054

 

Dos dias 12 ao 16 de setembro ocorreram os jogos paraolímpicos na Escola Estadual Professor Caetano Miele, escola tradicional do Cangaíba, zona leste de São Paulo. Os jogos envolveram todos os alunos da escola, a fim de promover os esportes paraolímpicos e afirmar a mensagem dos jogos por um mundo melhor e por paz. Os alunos disputaram por interclasses jogos como o futebol de cegos, vôlei sentado, entre outros. Além disso, houve palestras, exposições e discussões sobre o âmbito escolar e acessibilidade.

 

DSCN2126

 

O estudante Marlon, diretor de esportes do Grêmio do Caetano afirmou a importância dos jogos e do quanto é necessário a inclusão do esporte na escola. “Os jogos paraolímpicos no Caetano Miele mostraram o quanto é importante e necessário o esporte em nossa educação, não só isso, também mostrou o quanto as pessoas incapacitadas possam conseguir se esforçar, praticar esportes e serem campeões, isso é emocionante!”

 

A professora Lúcia ressalta a diversidade e as indiferenças na escola. “Os jogos paraolímpicos são um verdadeiro momento de força de vontade, mostra uma grande diversidade, que enriquece o esporte como um todo e faz esquecer as indiferenças. Na sala de aula, levantamos a discussão do esporte para além da sociedade, ressaltamos também que o governo deveria investir ainda mais no esporte e na acessibilidade das escolas, assim garantindo uma melhor adaptação a quem tem mobilidade reduzida. Além disso, é importante lembrar e frisar que se deve mudar a nomenclatura das pessoas incapacitadas nas legislações, já que no âmbito escolar é considerada deficiência intelectual, enquanto nas leis é retardo, isso é errôneo e desrespeitoso!”, afirma Lúcia. 

 

Para Jonathan, Tesoureiro-Geral da UMES e representante da Zona Leste, o esporte pode ser libertador. “Os jogos paraolimpíadas do Caetano Miele mostraram exemplos de superação e igualdade no esporte, podemos ver a capacidade do ser humano e como o atleta é capaz de transformar adversidades em grandes resultados. Sabemos o quanto nossa escola sofre com a falta de estrutura, insumos e equipamentos. Lutamos por mais investimento do estado em nossas escolas na área do esporte, pois a educação e o esporte devem caminhar juntos para transformar nossa escola, numa escola libertadora, numa escola agradável e que possa assim transformar a nossa realidade. O esporte e a educação são capazes de transformar o mundo, vamos lutar por eles”, afirmou Jonathan.

  

DSCN2105

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário