Marcha da Consciência Negra reúne centenas de pessoas em São Paulo

 

Centenas de pessoas se mobilizaram na tarde da última sexta-feira, dia 20, para comemorar o feriado da Consciência Negra em São Paulo. O grupo se concentrou no início da tarde no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e por volta das 15h, seguiram até a Rua da Consolação. Os manifestantes portavam faixas como “todos juntos na luta contra o racismo”. Além da marcha, também foi realizado uma grande roda de capoeira para celebrar a cultura negra brasileira.

 

Na capital baiana, Salvador, cerca de cinco mil pessoas acompanhavam as atividades da 15ª Marcha da Liberdade em comemoração ao Dia da Consciência Negra na sexta-feira. A comemoração se iniciou às 10h, com a sétima edição da Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, localizada na Praça da Sé, no Centro Histórico da cidade.

 

No Rio Grande do Sul, cerca de 200 pessoas participaram da 10ª Edição da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares. Antes de iniciar a marcha, o grupo se manteve em frente ao Mercado Público, no centro histórico de Porto Alegre. Em seguida, o movimento tomou a Avenida Borges de Medeiros e seguiu em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, local historicamente conhecido como ponto de resistência dos negros no século 19. Para marcar a caminhada e intensificar a homenagem, o grupo utilizou batuques, um carro de som e cantaram músicas brasileira e africanas.

 

Fonte: Jornal Hora do Povo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário