Morre aos 92 anos a atriz Beatriz Segall
A atriz que ficou conhecida no Brasil inteiro como Odete Roitman tinha outro lado fora das telas e dos palcos que poucos conheciam, nós tivemos um breve momento que pudemos viver isso.
Em 2013, quando batalhávamos pela aprovação da Lei Nacional de Meia-Entrada, a atriz foi parte importante do grupo de artistas que apoiou e Lei, debatendo item a item com os estudantes. Tal empenho garantiu que a aprovação da Lei, sua regulamentação e sua aplicação principalmente nos teatros, onde hoje vemos a lei é mais aplicada e respeitada, pois garante a todos, um valor justo.
Foto:Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados |
Atores como Odilon Wagner (C) e Beatriz Segall (D) durante audiência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) sobre a Lei de Meia-Entrada |
Eduardo Barata, presidente da Associação de Produtores de Teatro do Rio, em depoimento ao jornal “O Estado de S. Paulo” reforça o esforço da artista na garantia não somente da Lei Nacional da Meia-Entrada como também pela Lei Rouanet que ajuda muitos artistas a conseguirem apresentar seus espetáculos ao público.
“Trabalhei com Beatriz em duas peças, mas quando lutamos pela Lei Rouanet no Congresso, há mais de dez anos, conheci outro lado dela. Ela andava no Congresso, tudo parava porque era Odete Roitman chegando. Ela dava banho em todos, a gente exausto, e ela o dia inteiro lá, correndo atrás de deputado e senador. Também foi muito presente em relação à Lei da Meia Entrada. As pessoas podiam achar que ela era pernóstica, por causa da personagem, mas ela tinha certeza da função dela nas artes, não era celebridade. Era uma mulher do diálogo. Tinha formação intelectual sólida, versava sobre qualquer assunto sobre produção cultural, e era muito objetiva. O teatro brasileiro deve muito a ela. Falamos só de Fernanda (Montenegro) mas Beatriz era uma das grandes estrelas do teatro moderno brasileiro, que não deitava no berço esplêndido da fama e da certeza de ser uma grande atriz. Pensava no coletivo”.
Beatriz faleceu por causa foram problemas respiratórios. Ela estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o corpo foi velado. A cerimônia de cremação ocorrerá nesta hoje, no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!