MUTIRÃO! NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL! – Teses ao 40º Congresso da UBES

Na década de 40 os estudantes brasileiros sacudiram o país de norte a sul com a campanha “O Petróleo é Nosso!”. Vanguardeados pela UNE, estudantes universitários e secundaristas transformaram as ruas, escolas e universidades em palcos de uma das mais bonitas lutas que esse país já viu. O resultado dessa campanha foi a criação da Petrobrás pelo presidente Getulio Vargas e a garantia que o petróleo seria dos brasileiros e a riqueza que dele viesse se   transformaria em investimentos para a construção de um Brasil melhor.

Em 2006, a Petrobrás anuncia a descoberta de petróleo na camada pré-sal. Em seus 60 anos de história, a Petrobrás chegou a uma reserva de cerca de 15 bilhões de barris e só o campo de Libra, o maior do Pré-Sal, tem uma estimativa inicial de 15 bilhões de barris. Para descobrir o pré-sal, localizar seus poços, medir a quantidade de petróleo e desenvolver tecnologia para conseguir tirar o petróleo a mais de 8.000 metros de profundidade, foram investidos anos de esforços.

Porém, recentemente fomos surpreendidos pela proposta da presidente Dilma de vender toda essa riqueza, conquistada a duras penas por nós brasileiros. Acometida de um surto neoliberal e entreguista, a presidente desenterrou das catacumbas as ideias privatizantes dos anos FHC e marcou o leilão do campo de Libra.

Sabendo que tal traição não passaria batida, a presidente convocou para a frente do hotel onde se daria o leilão o exército e a força nacional de segurança (mais uma vez lembrando os anos FHC) para descerem o sarrafo nos estudantes e trabalhadores que lá estavam protestando em defesa do Brasil e contra o crime que lá acontecia.

Neste congresso da UBES o movimento MUTIRÃO convoca todos os estudantes a reeditarem a campanha do “Petróleo é Nosso!” e impedirem que o suor, sangue e sonho de tantos brasileiros que construíram a Petrobrás e levou ela até o Pré-sal seja trocado por trinta moedas. É hora de pintar nossos rostos de verde e amarelo, tomar as ruas, parar o Brasil e dizer em alto e bom som:

 

O PETRÓLEO É NOSSO! CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL!

 

Confira o conteúdo da Tese clicando nos títulos abaixo:

 

Pela volta do direito à meia-entrada

O petróleo é nosso! Não à privatização do pré-sal!

PNE: 10% do PIB para a educação PÚBLICA já!

Estudantes conquistam dinheiro do petróleo para a educação

Aprovação automática = ignorância continuada

Movimento Mutirão

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário