d73f99f36fff012f08ab0dea372b8d28.jpg

Volta às aulas – Prefeitura contratará 5 mil mães para auxiliar nos protocolos de segurança

d73f99f36fff012f08ab0dea372b8d28.jpg

 

Desde a segunda-feira (15), as escolas municipais da capital paulista iniciaram o retorno gradual às aulas presenciais para os estudantes. Em toda a rede, a volta dos alunos está sendo acompanhada com atenção por toda a comunidade escolar.

Um dos principais problemas apontados tanto por gestores das escolas, como pelas lideranças estudantis da UMES, é a ausência de pessoal para garantir que os protocolos de segurança sejam cumpridos nas unidades escolares. Com um público majoritariamente infantil, a atenção nesses locais deve ser redobrada.

Diante desta situação, a Prefeitura de São Paulo lançou um programa emergencial para a contratação de 5 mil mães de estudantes ou mulheres da comunidade escolar, que deverão atuar como auxiliares nas escolas e apoiar na orientação dos alunos sobre medidas como o uso de máscaras e higienização.

O Programa Operação Trabalho (POT) oferecerá uma bolsa de R$ 1.155,00 por seis meses a cada uma das mulheres contratadas para uma jornada de 30 horas mensais. Serão três mães em cada unidade escolar.

RETORNO SEGURO

O retorno às aulas na capital paulista será gradual e facultativo. As escolas só poderão receber 35% dos estudantes, com rodízio entre os alunos e a manutenção do ensino remoto para os que não estiverem na escola.

A rede municipal de ensino havia suspendido as aulas presenciais desde 23 de março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Desde então, as instituições só puderam receber alunos para atividades extracurriculares.

Uma pesquisa no portal da secretaria municipal com 591 mil famílias aponta que 66% dos pais são favoráveis ao retorno. Em caso de alcance do número máximo de interessados por turno, terão prioridade as crianças com maior idade, irmãos matriculados na mesma unidade e crianças em situação de vulnerabilidade. Na educação infantil, não haverá revezamento. Essa organização ficará a critério de cada unidade.

POT Volta às Aulas

Atividade: Monitores Escolares

Público Alvo: Mulheres de 18 a 50 anos

Exigências obrigatórias:

– Ter no mínimo 18 anos completos;

– Estar desempregada há mais de 04 (quatro) meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, entre outros;

– Residir no território em que irá exercer suas atividades;

– Renda per capta não superior a meio salário mínimo (ou seja, somando tudo o que a família recebe e dividindo pelo número de pessoas que vivem na residência, incluindo crianças, o valor deverá ser igual ou inferior à metade do salário mínimo);

– Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à Receita Federal;

– Auto Declarar-se sem doenças preexistentes ou não pertencente aos grupos de risco da COVID.

Informações da Bolsa Auxílio:

– Jornada semanal: 30 horas semanais, 6h por dia de segunda a sexta-feira;

– Local de atuação: Nas 1.530 Escolas da rede Municipal de Ensino de São Paulo.

– Duração: Contrato de 06 meses

– Valor da bolsa auxílio: R$ 1.155,00

Obs.: Prioritariamente serão inseridas mães de alunos que estudem em escolas públicas municipais.

Para inscrições, acesse aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSiVN1Qalde0np-CBcV3cpAy31OGeplQ8rIUyUQWxmHNpu8A/viewform?fbzx=-11513623174592276&fbclid=IwAR1NOIJLWDztRvsOTXGrjXEdh9vCpcyfzJGs5HJyWs1T33fmNz1wm6AL2TY

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário