O fundamento principal da Capoeira é a luta pela libertação do Brasil

 

No próximo domingo (28) realizaremos o primeiro batizado de Capoeira da UMES. O nosso batizado será realizado na sede da entidade na rua Rui Barbosa, 323, Bixiga, das 10 às 13 horas. Está confirmada a presença do professor Royal, do Grupo Geração Capoeira. Além das rodas, haverá palestra sobre a história da capoeira e apresentações de Maculelê e Samba de Roda. Participe!

 

Para ir aquecendo os preparativos desse importante momento da história da UMES publicamos a entrevista realizada com o professor-instrutor Pavio, do Grupo de Capoeira da UMES, nesta quarta-feira (17), acerca da importância do primeiro batizado da entidade, na qual ele faz um breve resgate histórico da Capoeira e explica a origem do batizado.

 

UMES: Qual a origem da Capoeira?

Pavio: A capoeira nasce num momento em que os negros lutavam pela libertação. Utilizavam a Capoeira para se defender dos capitães do mato e para guerrear com as tropas que queriam invadir os Quilombos. Isso aconteceu principalmente no Quilombo dos Palmares, que foi o maior de todos os Quilombos, liderado por Zumbi, que morreu após muitas batalhas para tentar libertar o povo. E a Capoeira contínua a sua história, incorporando a luta de zumbi dos Palmares. Assim o fundamento principal da Capoeira é a luta de libertação, é a luta contra o opressor.

 

UMES: E quanto ao batizado, é uma pratica que teve inicio nos Quilombos, ou foi inserida posteriormente?

Pavio: A Capoeira dos escravos não tinha esse negócio de batizado. Eles treinavam para se defender e ponto.

 

No começo do século XX, a Capoeira era crime, previsto no código penal, porém cada vez mais ganha destaque e influência o famoso mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado). Ele criou a Capoeira regional de forma a competir com outras lutas como o Caratê e Kung Fu. Após a revolução de 1930, de Getúlio Vargas, Bimba percebe que a Capoeira não era apenas uma arte marcial. Mais que isso, ele percebe que a Capoeira é uma síntese da história do Brasil. Ele começa a perceber isso principalmente pelas músicas. Dessa forma Bimba apresenta a Capoeira a Getúlio que liberou sua prática nas academias, que era proibida até então. Em seguida Getúlio retira a Capoeira do código penal liberando sua prática por todo o Brasil.

 

Foi com Bimba que começaram os batizados, a graduação e tudo o mais. A ideia de graduação apareceu depois que a Capoeira foi para as academias. Ai é criada a graduação, e cada grupo tem a sua graduação específica. Há grupos que adotam a graduação proposta pela Federação Brasileira de Capoeira, outros que utilizam as cores dos orixás. Há grupos no qual o mestre usa corda branca, e tem grupo que utiliza corda preta. O nosso grupo usa as cores da bandeira do Brasil”.

 

UMES: Qual a importância do primeiro batizado realizado pelo Grupo de Capoeira da UMES?

Pavio: A importância do batizado, e não é só do batizado mas da Capoeira aqui na UMES é exatamente resgatar a historia da Capoeira sob o fundamento principal que é a luta pela libertação do povo. Vivemos em um momento no qual temos uma presidente da república que pega dinheiro do povo, dinheiro suado do trabalhador, e corta da educação, da saúde, da cultura. Está destruindo a nossa indústria e os nossos empregos, desindustrializando o Brasil para enriquecer meia dúzia de banqueiros.

 

Acho que não há forma diferente de explicar a importância da Capoeira se não for essa, que é resgatar a luta, a verdadeira luta da Capoeira que é a libertação do povo brasileiro. A Capoeira que ajudou os escravos, lá na época de Zumbi dos Palmares. Que ajudou o exército brasileiro na Guerra do Paraguai. E que ajudou também no desenvolvimento do samba quando os capoeiras foram linha de frente nos blocos de carnaval, durante sua proibição. Aliás, é por isso que temos carnaval aqui, por que os Capoeiras sustentaram a luta pelo carnaval, até mesmo nos confrontos contra a polícia que tentava reprimir as festividades carnavalescas.

 

A Capoeira está na raiz da cultura popular brasileira, junto com o samba e com outras tradições. Essa é a importância na UMES da Capoeira para os estudantes, da Capoeira nas escolas.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário