Ocupação do Caetano da Aclimação denuncia superlotação, sujeira e abandono

 

“Estamos ocupando o Caetano de Campos da Aclimação porque queremos ver resolvido o problema da superlotação das salas e da sujeira. Nossa escola é uma das mais tradicionais de São Paulo e não pode continuar abandonada deste jeito”, declarou Leticia Maria, estudante do 1º B, que se somou à mobilização da comunidade contra a transferência do ensino fundamental para a escola Roosevelt, na Liberdade.

 

Com a mudança anunciada pelo governo tucano, o Roosevelt por sua vez enviaria para o Caetano os alunos do ensino médio. Esta seria a “organização” na região, parte de um projeto que prevê o fechamento de 94 escolas e o deslocamento de mais de 300 mil estudantes no Estado.

 

“Se hoje temos mais de 50 alunos por sala, com os professores tendo de gritar, já imaginou juntando duas escolas? Além disso, temos salas com infiltração de água, falta de merenda e sem papel higiênico nos banheiros”, acrescentou Leticia.

 

Júlia Freitas, do 1º A, lembra ter ficado sem professor de geografia o ano inteiro e que a de português se aposentou, só tendo aparecido uma nova no terceiro bimestre. “Temos salas com 57 alunos e sem ventilador. O laboratório de química está completamente abandonado desde que vim para a escola há uns dez anos, com vidros quebrados, muita sujeira e sem nenhum funcionário para ajudar o professor. Não há investimento em qualificação”, frisou.

 

Para Kenedy Ferreira, do 3ºA, é preciso mais funcionários para cuidar da limpeza do local e aumentar a verba destinada à merenda. “Tem dias que o pessoal fica sem almoço. Como pode alguém ficar sem comer por conta do corte de recursos?”.

 

Apesar das dificuldades inerentes a uma ocupação, Hayssa Haddad, do 3ºC, acredita que “o movimento está servindo para mostrar a outras escolas que não se deve baixar a cabeça”. “O importante é ter atitude e lutar pelo que é de direito, pelo que é certo”, concluiu.

 

Fonte: Jornal Hora do Povo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário