Mauro Fora Collor1

Palco de importantes manifestações, o prédio do MASP faz 50 anos.

Mauro Fora Collor1

Passeata Fora Collor no MASP

 

 

Fundado por Assis Chateaubriand e projetado por Lina Bo Bardi, o prédio que foi um marco da arquitetura do século 20 completa hoje 50 anos de existência.

 

O nosso tão querido Vão livre, para aqueles que não conhecem sua história, foi uma exigência de Joaquim Eugênio de Lima, doador do terreno, para que assim fosse preservada a vista.

 

O vão livre do MASP foi e ainda é o palco das mais variadas manifestações populares, de todos os tipos, cores e credos. Poderíamos até dizer que é o palco mais democrático do país. E assim deveria ser, já que Lina, como ela mesmo disse, o projetou buscando a liberdade, “o tempo é uma espiral. A Beleza em si não existe. Existe por um período histórico, depois muda o gosto, depois vira bonito de novo. Eu procurei apenas no Museu de Arte de São Paulo, retomar certas posições. Não procurei a beleza, procurei a liberdade. Os intelectuais não gostaram, o povo gostou: ‘Sabe quem fez isso? Foi uma mulher!!!…”.

 

Foi lá que os estudantes Caras-Pintadas concentram as manifestações pelo Fora Collor, lá foram também a concentração da maior parte das manifestações por uma educação pública melhor nos 11 de agosto, dia do estudante. Poderíamos listar aqui inúmeras manifestações realizadas ali, contudo, o importante aqui é ressaltar que o MASP é do povo, palco de suas reivindicações e assim deve permanecer.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário