Projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora!” é realizado na E.E. Padre Anchieta
Nos dias 03, 04 e 05 de Outubro, foi realizada uma edição especial do “Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora!” na Escola Estadual Padre Anchieta, escola centenária do tradicional bairro do Brás. A escola, que é a mais diversificada de São Paulo se tratando de migrantes, participou de uma sessão especial do projeto, que mobilizou mais de 400 alunos para sessões de debates, filmes e redações, sempre visando a discussão e promovendo o combate e a prevenção as drogas.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a UMES realizou o projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora! 2ª edição”. O projeto, a exemplo da primeira edição, tornou-se uma grande campanha contra as drogas e, nesta 2ª edição, atuou em mais de 40 escolas públicas e privadas de todas as regiões de São Paulo. O objetivo é conscientizar estudantes com ações de prevenção e combate ao consumo de drogas. Que as drogas fazem mal para a saúde do corpo e da mente de quem consome, nós já sabemos. Mas quais são as reais consequências – que extrapolam a nossa liberdade individual – que existem no consumo e dependência das drogas? Esse é o debate que foi levado aos estudantes, e à comunidade escolar.
Para Matteo, presidente do Grêmio do Padre Anchieta, ressaltou a importância do projeto para a escola “É importante, pois abre a visão de mundo do aluno acerca da realidade sobre os malefícios das drogas. Sabemos o quanto o jovem é bem iludido quando entra nesse mundo e esse tipo de projeto é bom para ampliar o conhecimento e pautar outros caminhos para uma mudança longe das drogas” Ressaltou Matteo.
Para Gabriel Gracia, diretor da UMES, “O projeto foi importante na escola, pois podemos ouvir a realidade de muitos alunos que utilizaram as drogas como um refúgio e escape e não tiveram acesso a outros meios pra sair desse mundo. O projeto veio pra conscientizar e discutir o real problema das drogas, que sempre visa o jovem pra esse meio. Sabemos o quanto isso é um tabu na escola e o quanto o jovem é vitima desses grandes monopólios das drogas. Precisamos discutir mais, pautar mais e lutar para um futuro prospero longe das drogas” Disse Gabriel Gracia.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!