51306025152_064a87257b_c.jpg

São Paulo anuncia expansão de mais 778 escolas em Tempo Integral

51306025152_064a87257b_c.jpg

João Doria e Rossieli Soares anunciaram o aumento do número de escolas em Tempo Integral

 

Os estudantes de São Paulo conquistaram uma importante vitória nesta segunda-feira (12). O governador paulista, João Doria, e o secretário de Educação, Rossieli Soares, anunciaram a incorporação de mais 778 escolas no Programa de Educação em Tempo Integral.

Com isso o estado passará a contar com 1.855 escolas de tempo integral, o que representa uma grande conquista para a Educação.

O anúncio foi realizado durante cerimônia na manhã desta segunda-feira no Memorial da América Latina, na região oeste da capital paulista, e contou com a participação de centenas de diretores de escola do estado.

O governador João Doria, em um tom emotivo, defendeu as escolas públicas e destacou o ensino como principal ferramenta pra a mudança da realidade.

“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.

Na última semana, a UMES realizou um encontro com mais de 100 estudantes de escolas da cidade de São Paulo junto ao secretário de Educação, Rossieli Soares. No encontro, os estudantes da capital entregaram ao secretário um documento destacando a necessidade da implantação do Ensino Integral como principal medida para garantir a qualidade da Educação.

Com a pandemia, a Educação foi um dos setores que sofreu maiores prejuízos. Além da dificuldade de acesso às plataformas digitais, os níveis de aprendizado reduziram e houve um grande aumento da evasão escolar no estado.

Acreditamos que o Ensino Integral deve articular o ensino regular com as diversas áreas do conhecimento, promovendo a autonomia e pensamento crítico; viabilizar o acesso ao Esporte, Cultura, Tecnologia, Ciência e à Formação Técnica; possibilitar a realização de tarefas e estudos orientados, garantir um maior conhecimento e preparo para o acesso à universidade e auxiliar também nutricionalmente com mais refeições ao dia, sendo garantidas pela escola”, destaca o documento da UMES e dos Grêmios Estudantis. 

Segundo Rossieli, o documento dos estudantes da cidade de São Paulo encorajou a equipe da Secretaria a avançar na expansão do Ensino Integral. “Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou o secretário Rossieli.

 
 
Expansão

A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.

O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário