Sucesso de público marca a estréia da 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo!
Coquetel após a sessão de abertura da Mostra
A 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo foi aberta na noite de quinta-feira (29/11) em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, com o clássico “Vá e Veja”, de Elem Klimov. Realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm – maior e mais antigo estúdio da Europa – em parceria com a Cinemateca Brasileira, a Mostra lotou a sala em sua abertura.
“Além deste filme marcante da cinematografia mundial, trazemos ao público brasileiro, em primeira mão, a versão restaurada dos quatro episódios daquela que é considerada a melhor adaptação cinematográfica do romance Guerra e Paz”, afirmou Lucas Chen, presidente da UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas.
Da esquerda para direita Lucas Chen, Valério Benfica e Vera Gers
O público recebeu a saudação de Valério Bemfica, presidente do Centro Popular de Cultura –UMES, de Leandro Pardi, representando a Cinemateca, e também de Vera Gers Dimitrov, do Grupo Cultural Volga.
Valério destacou que o filme apresentado na abertura traz à memória “os horrores cometidos pelo fascismo” e “serve para nos lembrar do resultado incontornável de quando o ódio e a estupidez triunfam”.
As Matrioshkas de Nadia Staricoff
A artista plástica Nadia Ramirez Starikoff, que expõe, durante a Mostra, sua série de trabalhos baseados nas matryoshkas, falou de sua emoção em poder participar do evento, “que traz tanto da história e da cultura russa em um ambiente de tanta beleza como é a Cinemateca, com um público que irradia uma energia que contagia”.
A sala BNDES lotada durante o filme de abertura “Vá e Veja”
Em mensagem enviada para a cerimônia de abertura, o Diretor Geral do Estúdio Mosfilm, Karen Shakhnazarov, disse que estava muito feliz com o evento. “Eu valorizo sinceramente a atenção do público brasileiro aos filmes produzidos pelo Mosfilm e estou sempre disposto a contribuir para o fortalecimento de nossas relações de parceria”, afirmou.
Simultaneamente, a mostra também teve início em Porto Alegre, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico da cidade.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!