UMES lança projeto contra as drogas em reunião com 500 escolas presentes

Com a presença de representantes de 500 escolas de todas as regiões de São Paulo, a UMES realizou o lançamento da 2ª Edição do projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas? Tô fora!”, no último dia 22 de outubro.

O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e irá mobilizar 40 escolas públicas e privadas da capital. No lançamento, realizado durante reunião anual da UMES e a SPTrans com as unidades de ensino, o coordenador do projeto, Fabiano Avelino, fez uma apresentação das atividades que serão realizadas nas escolas durante os 12 meses de execução.

O projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas? Tô fora!” realizará nas escolas uma grande campanha de prevenção ao uso de drogas, além de estimular um profundo debate com os estudantes acerca do tema que envolve a reflexão sobre os interesses que há por trás da imensa oferta de drogas em todo o mundo e que atinge principalmente os jovens.

Na apresentação, Fabiano explicou que na primeira fase do projeto serão aplicados 200 questionários em cada escola participante. O objetivo é fazer um diagnóstico nas escolas através da participação dos estudantes, direções e autoridades que atuam na comunidade escolar. Ao total serão 8.000 questionários.

“Após essa etapa, irão iniciar os debates, onde vamos exibir três filmes por escola que servirão como base para as discussões”, explicou Fabiano. Os filmes que serão exibidos são Guerra do Ópio, O Levante e Dias de Santiago. Serão 100 alunos em cada sessão de cineclube totalizando um público de 4.000 participantes.

Após os debates um novo questionário avaliativo será aplicado e, posteriormente, 10 estudantes de cada escola irão redigir uma redação acerca da temática, totalizando 400 redações. As três melhores serão premiadas em solenidade no Teatro Denoy de Oliveira. Ao final da apresentação, diversas escolas tiraram dúvidas e solicitaram a participação no projeto, que deverá ter seu número de escolas ampliado.

“Na primeira edição já pudemos ver o quanto esse projeto envolveu os alunos, professores, direções, e, mais uma vez, essa grande campanha que estamos realizando nas escolas ganha força, pois sabemos os malefícios que as drogas causam aos estudantes, à escola e às famílias”, disse Rodrigo Lucas Paulo, presidente da UMES.

“É isso que queremos combater, pois entendemos que juventude não tem nada a ver com droga, muito pelo contrário, juventude tem a ver com esporte, com cultura, com ciência, com política. Para a UMES esse é o caminho”, completou Rodrigo.

Como parte do projeto, a UMES já realizou visitas técnicas a clínicas de recuperação e oficinas que prepararam as atividades de conscientização sobre o uso de drogas pela juventude. No dia 3 de outubro, a diretoria da UMES, lideranças estudantis e os coordenadores do projeto participaram de uma oficina com Liliam Cherulli e June Scafuto, representantes do Ministério da Saúde, para debater as ações referentes à campanha de prevenção ao uso de drogas. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário