UMES realiza oficinas para o projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora!”

A comissão organizadora do projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora!” iniciou nesta semana a realização das visitas técnicas e oficinas que prepararão as atividades de conscientização sobre o uso de drogas pela juventude, que serão realizadas nas escolas públicas e privadas de São Paulo.

No dia 1º de outubro, os coordenadores e a diretoria da UMES visitaram a Clínica Viva, em Santos. No dia 2, a visita foi na clínica particular Maxwell, em Atibaia, que é considerada um modelo no tratamento de dependentes químicos. Na visita, os coordenadores conheceram um método diferenciado, criado pelo médico brasileiro Dr. Sabino Ferreira, onde pacientes, médicos e psicólogos convivem num ambiente que tem como princípio o compromisso com o coletivo, através de reuniões e atividades que retratam a vida na sociedade.

No dia 3 de outubro, a diretoria da UMES, lideranças estudantis e os coordenadores participaram de uma oficina com representantes do Ministério da Saúde para debater as ações referentes à campanha de prevenção ao uso de drogas.

Na oficina, Liliam Cherulli e June Scafuto, do Ministério da Saúde, e os coordenadores discutiram as atividades que serão realizadas nas 40 escolas já inscritas no projeto. Entre elas está aplicação de um questionário sobre a temática.

Além do formato do questionário, foi discutida também a realização dos cineclubes nas escolas, onde serão exibidos três filmes que servirão como base para o debate com os estudantes, a comunidade escolar e órgãos do governo convidados.

O presidente da UMES, Rodrigo Lucas Paulo, expôs as metas do projeto, destacando que o objetivo é conscientizar estudantes com ações de prevenção e combate ao consumo de drogas e formar jovens multiplicadores de ação do projeto.

Nesta segunda-feira, dia 7, a oficina terá continuidade com a presença da Dra. Maria de Fátima, doutoranda em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria UNIFESP, especialista em Dependência Química pela UNIFESP e psicóloga. Também estará presente a psicóloga Izilda Alves, coordenadora da Campanha Jovem Pan pela vida contra as drogas.

No dia 8, a oficina dá seguimento com a exibição e debates dos filmes: “A Guerra do Ópio”, “O Levante” e “Dias de Santiago”, que na segunda fase do projeto serão exibidos nas escolas.

O projeto “Liberdade ou Dependência? Drogas, tô fora!” aplicará 200 questionários por escola, totalizando 8.000 questionários. Após o levantamento da pesquisa, serão realizados 3 debates por escola reunindo 100 estudantes em sessões de cineclube, totalizando 4.000 participantes.

Um novo questionário avaliativo será aplicado e 10 estudantes de cada escola irão redigir uma redação acerca da temática, totalizando 400 redações. As três melhores serão premiadas em solenidade no Teatro Denoy de Oliveira.

 

Visita técnica realizada na Clínica Maxwell, em Atibaia

 

Oficina realizada com representantes do Ministério da Saúde

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário