UMES realiza seu 23º desfile pelas ruas do Bixiga denunciando a superlotação

 

Ontem a UMES realizou o 23º Bloco UMES Caras Pintadas, mais uma vez levando alegria e muita diversão às ruas do Bixiga. O tema do bloco da UMES desse ano foi a vitoria dos estudantes contra a “reorganização” do governo de São Paulo, que pretendia fechar 93 escolas, transferir forçadamente centenas de milhares de alunos, superlotando ainda mais as salas.

 

 

A concentração teve início às 16 horas na Praça Dom Orione, com a distribuição de 400 abadas para os primeiros a chegarem no bloco. “O carnaval é uma festa muito importante, e a UMES cuida do bloco UMES Caras Pintadas, um bloco dedicado aos estudantes e a juventude de São Paulo, com muito carinho. Todo ano levamos muita folia aos estudantes e a população da cidade com um bloco aberto a população. E para fechar, sempre levamos alguma mensagem importante, esse ano o tema foi a nossa vitória contra a ‘reorganização’ do governo do Estado”, disse Marcos Kauê, presidente da UMES, ao abrir as festividades.

 

Mas a festa só começou após vizita da Corte do Carnaval, eleita pelo carnaval oficial de São Paulo, que contou com o Rei Momo e as duas princesas para dar as boas vindas ao bloco da UMES e desejar muita farra para os secundaristas durante o carnaval. Logo em seguida, por volta das 17:30 a Roda de Capoeira da UMES começou a sua apresentação, esquentando as festividades e resgatando a história do carnaval. Organizada pelo professor-instrutor Pavio e seus alunos, os capoeiristas lembraram como os capoeiras ajudaram na legalização do carnaval.

 

“Foi a capoeira que ajudou no desenvolvimento do carnaval, quando os capoeiras estavam na linha de frente dos blocos durante sua proibição”, disse Pavio afirmando que a capoeira e o carnaval andam juntos há muito tempo. “É por isso temos essa festa, por que os capoeiras garantiram a luta pelo carnaval, até mesmo nos confrontos contra a polícia que tentava reprimir as festividades carnavalescas”.

 

Depois da apresentação de capoeira foi a vez da bateria da "Caprichosos da Zona Sul" se apresentar. Com muita animação e entusiasmo, botando todos para sambar. Ao fim da apresentação foram eleitos a princesa e o príncipe da bateria, Carla Natacha e Lucas Penteado, que receberam um CD da escola.

 

 

Em seguida a banda "Foliões da Pauliceia" subiu no carro de som, e para iniciar tocou a música tema do carnaval da UMES 2016: “Do pesadelo a um novo dia”, que resgatou a luta e vitória dos estudantes contra a reorganização, mandando até recado para os abusos policiais contra a juventude: “E a polícia que só bate/ A UMES manda tomar seu jeito!”.

 

Mesmo o incidente no carro de som, que teve o seu gerador queimado, inviabilizando o desfile pelas ruas do Bixiga, não acabou com a festa. Rapidamente a diretoria e os funcionários da entidade conduziram a todos para a sede na Rua Rui Barbosa e lá ligaram o som dando continuidade a folia.

 

Ao fim foram sorteados dois pares de ingresso para o Carnaval Oficial de São Paulo.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário