13-7-16 USP

USP quer demitir mais 600 com PDV e reduzir salário

13-7-16 USP

 

A Universidade de São Paulo (USP) quer demitir mais de 600 funcionários e reduzir a jornada de trabalho com redução de salários dos servidores técnico-administrativos. A proposta que aprofunda o desmonte da universidade e do Hospital Universitário (HU-USP), é pauta do Conselho Universitário (CO), que se reúne esta semana. No último plano de demissão feito pelo reitor Marco Antonio Zago, foram desligados 1.433 servidores, segundo dados Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp).

 

O novo plano de Demissões Voluntária (PDV) e o Plano de Incentivo à Redução de Jornada (PIRJ) valerá apenas para profissionais técnico-administrativos com ao menos 20 anos de trabalho, não atingindo por enquanto docentes, médicos, enfermeiros e profissionais de enfermagem. Para o Sintusp, “unidades e estruturas vitais de ensino, pesquisa e extensão que também garantem a permanência estudantil, como, por exemplo, hospitais, creches e bandejões, já desfalcados de pessoal, estão agora sob ameaça de reduções de quadro ainda maiores aumentando a sobrecarga de trabalho” denunciou a entidade. Desde 2014, a USP está com o quadro de funcionários congelado.

 

O Sindicato destacou ainda que a reitoria afronta mais uma vez a categoria ao propor o PIRJ. “Além de não reajustar os salários conforme a inflação em 2016 desrespeitando a data-base (01/05), de cortar ilegalmente o ponto de trabalhadores em greve desde 12/05, a reitoria propõe agora uma redução da jornada com redução salarial através do Programa de Incentivo à Redução de Jornada (PIRJ). Se a medida for aprovada, o desmonte da universidade em curso avançará agora sobre as condições básicas de subsistência de trabalhadores que continuarão com sobrecarga já que as contratações do setor técnico-administrativo seguem congeladas até 2018”, disse o Sindicato em nota.

 

Fonte: Hora do Povo (Foto: Danilo Verpa – Folhapress)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário