Viva Sérgio Mamberti! Viva o tio Victor!
Nesta sexta-feira, o Brasil perdeu um dos gigantes.
Sérgio Mamberti, que para muitos era também o querido ‘Tio Victor’ do Castelo Rá-Tim-Bum, que se tornou referência para as crianças de todo o país, mas também um imprescindível lutador da Cultura e da Educação brasileira.
Para a UMES, Sérgio Mamberti era também um grande e querido amigo. Era o nosso vizinho aqui no Bixiga.
No vídeo abaixo, relembramos a solidariedade de Mamberti com os estudantes de São Paulo. Em 2015, os secundaristas ocuparam centenas de escolas de São Paulo contra a tentativa de fechamento de 200 unidades em todo o estado. Na E. E. Maria José, localizada na Rua 13 de Maio, houve uma tentativa de desocupação forçada por policiais. Os estudantes resistiram à ação truculenta e contaram com o apoio dos moradores do bairro, que foram para a frente do colégio em solidariedade à reivindicação dos estudantes.
Dentre eles estava Mamberti, que além de morador do Bixiga, sempre se colocou ao lado da Educação e da Cultura. O ator fez questão de ir para a porta da escola para manifestar solidariedade aos estudantes e chamou vizinhos e amigos para fazer uma vigília em frente ao colégio.
Marcos Kauê, presidente da UMES em 2015, durante as históricas ocupações que impediram o fechamento de escolas em São Paulo, relembra o encontro com Mamberti.
“Conheci Sérgio Mamberti primeiro como o Tio Victor, assim como a maioria das pessoas que acompanharam por toda a infância o Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, e foi uma figura bastante importante para o processo da minha formação como ser humano e como cidadão.
“Após a polícia invadir a Escola Maria José durante as ocupações, sem nenhum tipo de identificação, num ato de covardia sobre os estudantes, poder ter uma figura tão importante para a cultura popular brasileira, como é o Sérgio Mamberti, reforçando a importância da Educação foi de uma grande felicidade.
“Perdemos uma pessoa muito especial e que deixa conosco a sua história e a sua luta. Sérgio Mamberti é para mim o Tio Victor e também aquele que ajudou a lutar e defender a Cultura e a Educação brasileira. Fará muita falta”.
A Sérgio Mamberti deixamos o nosso mais sincero sentimento de gratidão.
Viva Mamberti!
Viva Tio Victor!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!