mestre-bimba

Viva Mestre Bimba! Viva a capoeira!

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu na Bahia em 23 de novembro de 1900.

mestre-bimba

 

Seu pai, Mestre de batuque lhe passou o conhecimento dessa luta fina desde cedo, também foi praticante da capoeira antiga.

 

 

Mestre Bimba nasce num período em que a nossa cultura, em especial a capoeira, estava no código penal. Aos dezoito anos, com experiência já adquirida e percebendo a importância de fortalecer a cultura do povo, cria a luta regional baiana.

 

 

Sodré (1991, apud Campos 2001) refere-se ao Mestre dizendo: “foi uma das ultimas grandes figuras do que se poderia chamar de ciclo heroico dos negros da Bahia”.

 

 

Segundo Nestor Capoeira (2006, p.50) Bimba era um lutador renomado e temido. “Ganhou o apelido de “Três Pancadas” porque, segundo se dizia, era o máximo que seus adversários aguentavam”.

 

 

bimba ggFoi graças ao empenho e criatividade de Mestre Bimba, junto com seus alunos de medicina e pedagogia da Universidade Federal da Bahia que Getúlio tira a capoeira do código penal e ainda a reconhece como a única luta genuinamente brasileira, “a capoeira deve ser a luta nacional” disse Getúlio.

 

 

Foi Bimba quem criou sequências pedagógicas, metodologia de ensino e deu alicerce para que a capoeira se desenvolvesse para chegar aonde chegou.

 

 

Era um homem com uma visão diferente dos demais, dizia ele: “a capoeira é pra todos, mas nem todos são para capoeira”.Hoje, mais que nunca essa frase é tão verdadeira.

 

 

O Brasil precisa de mais mestres Bimbas, para enfrentar o que está por vir.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário