Mobilizar e avançar por uma escola melhor!
Depois de meses de manifestações, atos e mais de duzentas escolas ocupadas, os estudantes de São Paulo derrotaram Alckmin e o forçaram a recuar da proposta de reorganização. A proposta iria fechar 95 escolas, transferir alunos de centenas e superlotar ainda mais toda a rede.
A mobilização foi crescendo dia após dia e a denúncia alcançando cada vez mais gente. Ficou claro para a população que o fechamento de escolas é um crime, que quanto mais escolas forem fechadas mais prisões seriam abertas e que a única razão desse projeto era a de tirar o dinheiro da nossa educação. A população apoiou nossa luta e conseguimos isolar o Alckmin até ele revogar o decreto que instituiu a reorganização.
Nossa vitória ficou ainda maior quando veio acompanhada da queda do Secretário estadual de educação Herman Voorwald, que desde o início conduziu o projeto, e de seu chefe de gabinete Fernando Padula, que prometeu fazer uma guerra contras as ocupações e acompanhou pessoalmente a invasão da polícia a E.E. Maria José e a agressão policial ao presidente de UMES Marcos Kaue.
A revogação do decreto que criou a reorganização foi uma importante vitória, mas é necessário nos manter atentos e mobilizados para derrotar qualquer medida do governo contra a educação e qualquer tentativa de fechamento de escolas. Agora o desafio é aumentar nossa mobilização e nossa luta para enterrar de vez essa reorganização, pois, ao contrário do que diz o governador, nossas salas estão superlotadas e a luta só vai terminar com uma escola pública de qualidade.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!