UMES – 39 ANOS DE HISTÓRIA!
Hoje se completam 39 anos de existência da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a gloriosa UMES, que foi fundada em 1984, refundada em 1990 e segue até hoje ativa na luta pela educação e pelo Brasil!
Ao longo destes anos, a UMES participou das mais importantes lutas e obteve grandes conquistas, como o passe livre estudantil, a meia-entrada, além das derrotas de Collor e Bolsonaro. A UMES sempre esteve na linha de frente, organizando e mobilizando os estudantes em todas as principais batalhas do país!
Levamos como uma das nossas bandeiras a defesa da cultura popular brasileira. Durante o Congresso da UMES de 1994 foi aprovada a criação do Centro Popular de Cultura da UMES, o CPC-UMES, que contou com grande empenho de grandes figuras da nossa cultura, como Sérgio Rubens de Araújo Torres e o cineasta Denoy de Oliveira, este último, estrela de nossa última mostra de cinema, criada em sua homenagem.
Sua paixões continuam vivas no fundamental trabalho cultural que a UMES produz diariamente e que possui um resultado impressionante: diversas mostras de cinema nacional e internacional, 10 anos do projeto de capoeira, Bloco Umes Caras Pintadas, mais de 100 CDs de música gravados, inúmeros shows com os melhores artistas da música popular brasileira, cursos de formação, apresentações teatrais e muito mais.
A UMES luta contra as injustiças, organiza a revolta para obtermos vitórias. É uma ferramenta do povo e dos estudantes para poderem mudar e melhorar a realidade que vivemos.
Fizemos muita coisa durante esses 39 anos, muitas lutas e batalhas. Mas temos muito a contribuir nas lutas do presente e nas lutas que virão.
O Brasil precisa entrar nos trilhos do desenvolvimento e precisamos melhorar a vida do povo. A educação não pode ser tratada como gasto e nem mercadoria. É preciso de investimento nas escolas, um Ensino Médio que responda aos anseios da juventude, Ensino Integral e Técnico de qualidade para nossos estudantes!
Continuaremos na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Por uma pátria livre e soberana.
Agradecemos a todos os estudantes, gremistas, ativistas e pessoas que participam e contribuíram de alguma forma para construção da entidade que representa os estudantes da maior cidade do nosso país.
Agradecemos a todos àqueles que a UMES representa, a cada grêmio estudantil, e a todos os ativistas que constroem a luta nos dias de hoje.
E para aqueles que ainda não participam, que essas palavras sirvam como um convite: venham para luta com a gente! Temos muito por fazer ainda!
União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo
11 de Novembro de 2023.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!