Aposentadoria é abordada em filme italiano na mostra democrática Cinema Com Partido
O Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta: CINEMA COM PARTIDO – MOSTRA DEMOCRÁTICA
Trabalhadores sem direitos; colonialismo; imperialismo; racismo; discriminação das mulheres; extermínio das populações indígenas; degradação do meio-ambiente; ciência e escola sob censura de pretensos intérpretes das Escrituras; aversão à democracia e seu fundamento, o livre debate entre partidos políticos; exaltação das ditaduras, do pensamento único , da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia (qualquer semelhança com o governo da família Bolsonaro será mera coincidência?) são temas que o cinema universal tem denunciado com vigor ao longo do tempo.
Para a extrema-direita, isto é doutrinação.
Para as correntes de opinião comprometidas com a democracia é cultura e arte.
18/05 – 10H: “UMBERTO D” (1952), DE VITTORIO DE SICA
SINOPSE
Anos 50, Roma. Umberto Domenico Ferrari, funcionário público aposentado, vive de aluguel num pequeno quarto junto com seu fiel companheiro Flik, um cachorro. Em dificuldades por conta de sua minguada aposentadoria, Umberto recebe um ultimato da dona do quarto: ou paga o que deve ou será despejado.
–
Após a exibição do filme, a sessão contará com a presença de Clemente Ganz Lúcio, que é sociólogo, atua como diretor técnico do Dieese e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o “Conselhão”, extinto recentemente por Bolsonaro.
Confira nossa programação completa!
–
SERVIÇO
Filme: Umberto D (1952), de Vittorio de Sica
Duração: 80 minutos
Quando: 18/05 (sábado)
Que horas: pontualmente às 10 horas da manhã.
Quanto: entrada franca
Onde: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista (Sede Central da UMES SP)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!