Lina-Wertmuller-primeira-mulher-indicada-ao-Oscar-de-Melhor-Direcao-morre-aos-93-anos.png

Morre a cineasta italiana Lina Wertmüller

Lina-Wertmuller-primeira-mulher-indicada-ao-Oscar-de-Melhor-Direcao-morre-aos-93-anos.png

A diretora italiana Lina Wertmüller, referência do cinema do século 20, faleceu nesta quinta-feira, 9, aos 93 anos de idade.

Arcangela Felice Assunta Wetmüller Von Egg Spanol Von Braucich nasceu em Roma, em 14 de agosto de 1928. Começou no cinema como assistente de direção de Fellini, tendo trabalhado em La Dolce Vita (1960) e Otto e Mezzo (1963). Lina foi a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, por sua obra “Pasqualino Sete Belezas” (1975).

Em 2019, a cineasta foi agraciada com um Oscar pelo conjunto de sua obra, e recebeu o prêmio ao lado de Sophia Loren e Isabella Rossellini. Ficou conhecida especialmente por suas obras políticas, como “Mimi, o Metalúrgico” (1972), “Amor e Anarquia” (1973) e o já citado “Pasqualino”.

Em 2020, o “Café à Italiana”, série de lives realizadas pela curadoria do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, que organiza a Mostra Permanente de Cinema Italiano, realizou um debate com a produtora Débora Ivanov, sobre o papel das Mulheres no Cinema. Lina Wertmüller foi um dos principais focos da conversa com de Débora com a entrevistadora Luisa Lopes.

Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=_Qgpt5qc8Tg

 

2479.jpg

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário