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MOSTRA CINEMA DO TRABALHADOR – “Tá faltando um zero no meu ordenado”

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O “Dia do Trabalhador” é comemorado em quase todo o mundo no dia 1º de maio desde 1889, quando a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, aprovou a convocação anual de uma manifestação com o objetivo de lutar por melhores condições de trabalho. Desde então, muita coisa mudou. Outras, nem tanto.

Atualmente, uma campanha massiva tenta nos convencer de que questões como trabalho, sucesso e dinheiro dependem apenas do esforço individual humano, ignorando propositalmente o fato de que o ser humano sobrevive e toma suas decisões de acordo com o contexto social, político e econômico ao seu redor. Poderia o sucesso vir apenas do fruto do seu esforço? E, ainda que isso fosse verdade, é justo que uma pessoa trabalhe 8, 10, 12 horas por dia, relegando de sua rotina momentos de descanso, de estudo, tempo com os filhos e até mesmo uma alimentação adequada?

MAS DO QUE ESTAMOS FALANDO?

De arrocho salarial, aumento no preço dos alimentos, juros altos que beneficiam apenas aos banqueiros, da política do Novo Ensino Médio – que pretende formar os jovens de escola pública para a próxima geração do empreendedorismo brasileiro (leia-se trabalho informal e renúncia aos direitos trabalhistas – historicamente conquistados após a luta de várias gerações).

O trabalho, a falta de trabalho e a precarização das condições de trabalho, tudo isso afeta profundamente as relações humanas em todos os aspectos e contribui para desumanizar essas relações.

A “Mostra do Trabalhador” tá aqui pra botar o dedo na ferida: 4 filmes que discutem a luta do trabalhador no Brasil e no mundo, além de 4 curtas-metragens emocionantes que você não pode perder. E, de brinde na sessão extra, a visão de como o trabalho de homens livres e conscientes pode derrotar o fascismo e salvar a humanidade.

05/05

2 - Cabra

O EMPREGO

(curta-metragem de Santiago Grasso, 2008, 7′) 

Esta animação argentina propõe a questão “trabalhamos para viver ou vivemos para trabalhar?”. Trata-se de uma reflexão sobre a dinâmica social e sua relação com o trabalho assalariado.

 

CABRA MARCADO PARA MORRER
(Eduardo Coutinho, 1984, 119′) –
projeção em DCP

Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

 

12/05   

4 - norma

NORMA RAE
(Martin Ritt, 1979, 110’)

Norma Rae é uma jovem operária de tecelagem que, influenciada por um sindicalista de Nova York, aos poucos entra na luta e organiza seus colegas de fábrica para lutar por melhores condições e salários. Baseado em história real.

  • após o filme, exibiremos um curta-metragem surpresa

 

19/05   

3 - Vcoê

 

VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI
(Ken Loach, 2019, 100’)

Após a crise financeira de 2008, Ricky e sua família se encontram em situação financeira precária. Ele decide adquirir uma pequena van, na intenção de trabalhar com entregas, enquanto sua esposa luta para manter a profissão de cuidadora. No entanto, o trabalho informal não traz a recompensa prometida, e aos poucos os membros da família passam a ser jogados uns contra os outros.

após o filme, exibiremos um curta-metragem surpresa

 

26/05 

 5 - Suco

MAIORIA ABSOLUTA
(curta-metragem de Leon Hirszman, 1964, 20’)

Filmado em 1963 e montado no início de 1964, Maioria Absoluta dá voz aos analfabetos, mostra as condições de vida dos camponeses impedidos de votar e denuncia a desigualdade social no país. Com o advento do golpe militar, o documentário ficou proibido até 1980, período em que foi exibido fora do Brasil.

 

O HOMEM QUE VIROU SUCO
(João Batista de Andrade, 1981, 97′) – projeção em 35mm

Um poeta popular do Nordeste chega a São Paulo, sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. A sua vida muda quando é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão em uma festa.

 

 

02/06  – SESSÃO EXTRA

6 - Moscou

 

MISSÃO EM MOSCOU
(Michael Curtiz, 1943, 124’)

Baseado no livro do embaixador americano Joseph E. Davies, que foi enviado à URSS pelo então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, para avaliar a força do exército soviético, seu governo e sua indústria e descobrir de que lado os russos estariam na “guerra que se aproximava”. O livro, quando lançado, em 1941, se tornou um best-seller, com 700 mil exemplares vendidos, traduzido em 13 línguas, e teve notável papel na luta pelo estabelecimento da frente única que derrotou o nazismo. 

Davies apresenta suas observações sobre a vida soviética e elogia a participação consciente dos trabalhadores na construção do socialismo, além de testemunhar os preparativos, dentro das fábricas, para enfrentar a máquina de guerra nazista. 

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